A família de um paciente do Hospital Ophir Loyola (HOL) , em Belém, afirma quase ter caído em um golpe envolvendo dados de familiar hospitalizado. Por aplicativo de mensagem, uma pessoa se passou por médico do estabelecimento de saúde, entrou em contato com a irmã do paciente, e informou que ela teria que adquirir um medicamento e o pagamento deveria ser feito de forma particular.
“Fiquei desesperada a princípio. O número tinha outro DDD, mas não desconfiei, pensei que meu irmão havia piorado, mas quando ele falou que iria fazer um pedido a uma certa empresa, parei e comecei a analisar se poderia ser um golpe já que a transferência seria via Pix”, disse Angélica Malcher, irmã do paciente.
Angélica tentou fazer uma chamada de vídeo, que foi recusada. A desculpa para não atender foi informar que a conexão de internet estava ruim.O golpista falou termos técnicos para tentar passar a imagem de que sabe do caso do paciente, além da indicação dos medicamentos a serem adquiridos junto a uma empresa.
O suposto médico ainda diz que o pedido será feito para vários pacientes até determinada hora e que o valor a ser transferido é de R$ 134.O irmão de Angélica estava internado há quase 20 dias no HOL, e o contato foi feito um dia após ele ter dado entrada no CTI.
“Ele não falou o sobrenome e eu o informei que iria entrar em contato com minhas irmãs. Em seguida, liguei para minha cunhada e perguntei se ela havia passado meu contato para o hospital e a mesma negou e me disse que poderia se tratar de um golpe”.
A cunhada de Angélica havia visto nos corredores do hospital um cartaz alertando sobre o golpe.O irmão de Angélica faleceu no último dia 3 de dezembro, e em meio à dor da perda, ela não fez Boletim de Ocorrência. Angélica acredita que as redes sociais contribuíram para os golpistas terem acesso ao nome e à situação do irmão.
“Eu e minhas irmãs fizemos publicações nas redes sociais pedindo orações, postávamos o nome dele e comentávamos a respeito da situação dele no hospital”, conta .O Hospital Ophir Loyola disse que todos os atendimentos e procedimentos ofertados aos pacientes são gratuitos, 100% disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).