Pelos menos sete criminosos armados empreenderam uma ação audaciosa em nome de uma facção criminosa, ontem à noite, no popular Parque dos Igarapés, clube de lazer situado no Conjunto Satélite, bairro do Coqueiro, em Belém. Em troca de tiros com a PM, dois bandidos morreram.
Segundo as primeiras informações, os homens foram até a gerente do local e exigiram um pagamento da “taxa do crime” para a facção criminosa fazer sua segurança. A funcionária teria se negado, o que deixou os criminosos furiosos, realizando ameaças e tiros, assustando trabalhadores e clientes no dia de grande movimentação no local.
Viaturas do 24° Batalhão da Polícia Militar, situado no Conjunto Maguari, foram acionadas. Segundo informações, os PM’s foram recebidos a tiros e tiveram que perseguir os criminosos que fugiram pela área de mata.
Durante a troca de tiros, dois faccionados foram baleados e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, onde não resistiram aos ferimentos. Outros cinco suspeitos conseguiram fugir e seguem sendo procurado pela Polícia.
As chamadas “taxas do crime” são exigências de facções criminosas que prometem, mediante o pagamento, garantir a segurança de empreendimentos em bairros onde estão se instalando. A ocorrência desse tipo de estratégia criminosa já foi registrada nos bairros mais populares de Belém, mas no Coqueiro é uma novidade, demonstrando que provavelmente os criminosos estão tentando expandir seu território de influência.
O que caso gera temor entre os moradores e a polícia segue investigando.