A forte chuva que teve início no final da madrugada desta terça-feira, 8, pegou de surpresa quem mora em Belém e Região Metropolitana. A intensa pluviosidade fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir o alerta laranja de chuvas intensas – indicando o segundo nível mais grave de temporais que possibilitam inundações, queda de estruturas, raios e forte ventania.
Por conta da forte chuva que se estendeu pela manhã, o trânsito ficou caótico nas principais avenidas da cidade. Na Augusto Montenegro, um vídeo que circula nas redes sociais mostra a via alagada na altura do Distrito de Icoaraci, próximo da estação do BRT do Maracacuera. A rodovia BR-316 também ficou com vários pontos alagados, dificultando a passagem de carros particulares e motocicletas.
Na avenida Almirante Barroso, vários sinais de trânsito apresentaram problemas, ficando apenas na cor amarela, deixando o trânsito confuso e lento, como em muitos outros pontos da capital.
Quem não quis se atrasar para compromissos e optou pedir carros por aplicativo, teve que pagar preços até três vezes mais caros. Os pontos de ônibus focaram lotados e o uso de sobrinhas se tornou indispensável.
A música de Tom Jobim era a mais cantada em meio ao caos urbano provocado pelo temporal: “é pau, é pedra, é o fim do caminho”. No meio de tudo, esgotos entupidos, ruas alagadas e transtornos aos belenenses. E o sol? Este, levou o farelo.
Veja: