Uma passageira entrava em um carro de aplicativo, junto com três filhos, quando foi abordada por um criminoso na Avenida Augusto Montenegro, sentido Icoaraci, bairro do Castanheira, em Belém. O motorista conseguiu fugir do carro e acionar uma viatura que passava nas proximidades. Nesse momento o bandido fez de refém a mulher, que estava com um bebê de colo, mais duas crianças, de 7 e 8 anos.
A Polícia Militar mobilizou muitas viaturas e o trecho precisou ser bloqueado, causando um imenso engarrafamento que atrasou a vida de quem voltava, certamente cansado, do trabalho. Muitos ônibus precisaram pegar rotas alternativas para chegar ao destino.
Enquanto isso a polícia militar agia para negociar com o criminoso, priorizando a vida das vítimas. Ele exigiu a presença da imprensa, enquanto apontava uma faca para uma das crianças.
O cerco teve início às 20h desta quarta-feira, 8, e segue ainda por volta das 23h. Por volta de 4h da madrugada desta quinta-feira, 9, as duas crianças foram liberadas. Mãe e bebê de colo seguem como reféns. Já são mais de 13 horas de negociação com a polícia militar.
O homem foi identificado como Yan. Segundo informações da família, ele tem problemas mentais e estaria dizendo que alguém o persegue.
O pai dele, muito abalado, declarou que já tentou várias vezes buscar tratamento psiquiátrico para o filho em hospitais públicos, mas sem sucesso. Segundo o pai, o filho estava em surto psicótico na hora em que abordou a mulher e os três filhos dela.
Veja imagens: