Os moradores de Belém foram pegos de surpresa por uma intensa chuva que trouxe fortes ventos na tarde desta quarta-feira, 31. Casas nos bairros do Guamá e Terra-Firme ficaram danificadas. Na Feira do Livro, no Hangar, uma estrutura foi ao chão por não comportar as rajadas de vento.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram moradores do Guamá e Terra-Firme exibindo uma formação nas nuvens que aparenta ser o início de um pequeno tornado. Também é possível perceber fortes ventos, inclusive fazendo subir telhas com material mais leve.
Já no Hangar, onde ocorre a Feira do Livro, a estrutura decorativa da entrada do evento acabou caindo durante a chuva, causando medo entre os participantes. Informações preliminares apontam que não houve feridos. O corpo de bombeiros foi ao local para monitorar os estragos e tomar providências.
Outros bairros, como Jurunas, também ficaram alagados após o vendaval, deixando alguns locais destelhados sob fortes ventos. Na Travessa de Breves, entre Mundurucus e Pariquis, moradores mostraram imagens da rua alagada. Não faz nem dois dias que a prefeitura havia acabado de asfaltá-la.
Até o local onde o presidente Lula faria um comício amanhã, o Náutico Marine Club, sofreu as consequências da ventania às margens do Rio Guamá, desabando, de acordo com imagens. Não se sabe se o local do comício foi mantido
Por toda a cidade, o trânsito também ficou complicado, com engarrafamento nas principais avenidas.
Veja os vídeos