Um avião de pequeno porte realizou um pouso forçado em uma área de fazenda na comunidade de Cuminapanema, localizada entre os municípios de Óbidos e Alenquer, no oeste do Pará. A aeronave retornava de uma missão de 15 dias na aldeia dos Zo’é e transportava uma equipe de saúde indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
De acordo com informações recebidas pela produção de jornalismo da TV Tapajós, o incidente ocorreu por volta das 15h da última sexta-feira, 17, sem registro de feridos. O pouso forçado foi motivado por problemas enfrentados pela aeronave, suspeitando-se de uma pane no motor.
Os ocupantes foram resgatados por uma aeronave particular e levados para Santarém. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santarém foi enviada ao local do incidente, mas, segundo o tenente-coronel Celso Piquet, ao chegarem, as vítimas já haviam sido resgatadas em segurança.
Uma familiar da técnica de enfermagem Sandra Pena, uma das ocupantes da aeronave, informou que a profissional de saúde já está em casa com seus familiares, sem ferimentos.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que está levantando informações sobre o caso para esclarecer as circunstâncias do incidente.