A prefeitura segue atuando na retirada das árvores que caíram em decorrência das condições climáticas registradas na noite do último dia 19. Até o momento, foram contabilizadas 22 árvores, entre elas oito mangueiras.
As demais espécies que caíram foram oitizeiros, jambeiros, castanholas e véu de noiva. A quantidade será replantada pelo poder municipal, em cumprimento ao artigo 13 da Lei Municipal 8489 de 29 de dezembro de 2005.
Na madrugada desta sexta-feira, 21, foi concluída a retirada de material vegetal na avenida Generalíssimo Deodoro. Em seguida, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se deslocaram para Tamoios, Assis de Vasconcelos e Fernando Guilhon.
A retirada das árvores tombadas ocorre de acordo com a escala de transtorno identificada pela prefeitura, ou seja, são retirados prioritariamente os vegetais que estão obstruindo vias. O objetivo é liberar o fluxo de veículos e pedestres.
O trabalho de poda, retalhamento e retirada de troncos e galhos ocorre após a liberação da área pela Equatorial, uma vez que há corrente de energia elétrica em contato com os vegetais, o que poderia colocar em risco a vida dos trabalhadores. A Semma também conta com o apoio da Defesa Civil de Belém e Corpo de Bombeiros. Com informações da Agência Belém.