Com a interdição por tempo indeterminado para avaliação da estrutura da ponte de Outeiro, uma balsa com capacidade para 500 pessoas e 60 veículos foi disponibilizada pelo governo do estado para realizar a travessia de moradores e visitantes da ilha. O transporte ocorre a partir do Trapiche da Brasília, durante 24 horas, de maneira gratuita.
A prefeitura de Belém, por meio do prefeito Edmilson Rodrigues, também esteve no local para averiguar a situação e promete em breve apresentar um planejamento. Ônibus e vans, de dentro de Outeiro, estão realizando viagens até o trapiche para realização da travessia. As vans cobram o valor de 2 reais, já os ônibus, não estão cobrando passagem.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, informam que equipes do Grupamento Marítimo, peritos e vistoriadores estão no local avaliando a situação juntamente com a Defesa Civil Municipal.
A interdição da ponte e a apuração sobre a autoria do acidente – seria a balsa de uma madeireira que, após colidir com a pilastra e arrastá-la para o fundo do rio Maguari, teria se evadido do local – mudaram a rotina de milhares de pessoas. O comércio da ilha também deve sofrer, assim como a frequência às praias, seja por pessoas da capital ou de turistas.