Um Policial Penal, identificado como João Pedro Ribeiro da Silva, de 30 anos, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira, 12, na rua Santa Terezinha, bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Ontem, 11, outro policial penal também foi morto, em Belém, e na segunda-feira, 8, outro foi vítima de atentado, em Castanhal, ficando gravemente ferido.
No caso ocorrido nesta sexta-feira, uma câmera de segurança mostra o momento que um carro da cor preta se aproxima, logo em seguida descem dois homens e efetuam disparos fatais contra a vítima. O grupo foge logo depois.
Nas imagens também é possível perceber os momentos de desespero de populares logo após notarem a vítima caída no chão. A polícia militar foi acionada e está no local. Um grande efetivo faz rondas para tentar localizar suspeitos do crime.
A vítima, João Pedro, era lotado na unidade prisional de Americano há quatro anos e, segundo familiares, não apresentava histórico de ameaças ou inimizades.
O crime ocorreu por volta das 19h14, quando João Pedro saía de casa para guardar o carro da mãe na garagem. Nesse momento, foi surpreendido por criminosos que o executaram a tiros. De acordo com a perícia, sete disparos atingiram o agente, sendo um na cabeça, quatro no peito e dois nas costas.
Segundo a Polícia Militar, que isolou a área do crime, mais de 15 cápsulas de munição foram encontradas no local. A dinâmica da ação e a quantidade de disparos indicam que o crime foi premeditado e executado por profissionais.
Moradores da região relataram que João Pedro era discreto e poucos sabiam de sua função como agente penal.
Veja: