Começou nesta quarta-feira, em Belém, a ultima reunião técnica de 2020 do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). O encontro vai até amanhã, quinta-feira, , na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), quando o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que preside o CNAL, estará participando, segundo nota enviada ao Ver-o-Fato.
Durante dois dias técnicos e integrantes do Conselho juntamente com técnicos da Sudam estarão discutindo meios para coordenar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região. Após a conclusão do evento, na tarde de amanhã, haverá coletiva de imprensa. O credenciamento está sendo feito via site do Planalto ou redes da Sudam.
O CNAL abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão – mesma área da atuação da Sudam, que atualmente é capitaneada pela auditora do Tesouro Nacional Louise Caroline de Campos Löw.. O Conselho foi criado em 1995, durante o Governo FHC, e reativado pelo presidente Bolsonaro em fevereiro deste ano.
O Comando do Conselho, que antes era do Ministério do Meio-Ambiente, passou para a vice-presidência da República. É um órgão de cúpula cujo objetivo é reunir todos os setores que, de alguma maneira, possuem atividades conexas e voltadas para a Amazônia, no sentido de articular, deliberar e decidir sobre temas que envolvem a região.
Discussion about this post