Criminosos têm se aproveitado de nomes e siglas de órgãos públicos, especialmente aqueles ligados à fiscalização, para aplicar golpes contra pessoas de boa-fé. A estratégia predominante desses estelionatários é o envio de correspondências eletrônicas, como e-mails e SMS, ou até mesmo ligações de números falsos, informando sobre a concessão de benefícios tentadores, como prêmios, promoções ou milhas, ou alertando sobre supostas infrações cometidas pela vítima. Além do prejuízo financeiro, essas vítimas podem enfrentar grandes aborrecimentos.
Recentemente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela segurança e fiscalização das rodovias federais brasileiras, identificou a circulação de e-mails fraudulentos informando a existência de multas inexistentes, direcionando os destinatários para um QR Code suspeito. É importante esclarecer que as notificações de autuações emitidas pela PRF são enviadas pelos Correios ou disponibilizadas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acessível através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, além de serem publicadas em forma de edital no Diário Oficial da União. Uma vez publicado o edital, as infrações podem ser consultadas no site oficial da PRF.
VEJA MAIS
- Três homens recebem sentença severa em caso de violência brutal em Belém
- Agentes da Semob são presos em Belém pela PF após flagrante de suborno; vídeo
- Segurança no carnaval: Dicas para proteger seu celular e evitar golpes financeiros
Os autos de infração suspeitos ou sem fundamentação legal são minuciosamente analisados pelos núcleos regionais de multas da PRF, pela Comissão de Defesa da Autuação e pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI). Caso seja constatado que o auto de infração possui irregularidades insuperáveis, ele é arquivado por decisão fundamentada da autoridade de trânsito.
Dicas de Segurança para não cair em golpes:
- Verifique na Fonte: Acesse o site oficial da PRF para obter informações confiáveis sobre autuações e multas: https://www.gov.br/prf/pt-br/servicos/multas/nada-consta e https://www.gov.br/prf/pt-br/assuntos/notificacao-por-edital. Utilize o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
- Desconfie Sempre: Realize uma pesquisa rápida em sites de busca para verificar a veracidade das informações recebidas e evitar cair em golpes.
- Proteja-se: Mantenha seus dispositivos, contas e perfis protegidos com senhas robustas, evitando o uso de informações pessoais. Não reutilize senhas, ative a verificação em duas etapas sempre que possível e acesse os sites digitando a URL no navegador ou utilizando aplicativos oficiais.
- Cuidado com Contas Falsas: Fique atento a contas falsas que utilizam bots para disseminar boatos e golpes. Os bots são programas automatizados que podem ser usados de maneira maliciosa para espalhar informações falsas.
(Do Ver-o-Fato, com informações do portal Plantão 24Horas News)