A indicação de Daniela Barbalho, primeira dama do estado e mulher do governador Helder Barbalho – com polêmica nas redes sociais, onde pontificam afirmações sobre nepotismo, imoralidade e dominação da família Barbalho no estado – está indo de vento em popa na Alepa.
Com exclusividade, o Ver-o-Fato divulgou o caso no começo desta semana. Agora, segundo matéria do blog do jornalista Jeso Carneiro, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Redação Final) da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) definiu, através de sorteio, o relator da matéria sobre a indicação de Daniela, para vaga aberta no TCE (Tribunal de Contas do Estado).
O sorteado foi o estreante Josué Paiva, do Republicanos. Ele é que terá a responsabilidade de emitir o parecer, em relatório em que expressará seu voto, sobre a indicação da esposa do governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar a vaga de Nelson Chaves.
A escolha do sucessor de Chaves é de responsabilidade da Alepa. 11 líderes de partidos na Casa subscreveram a indicação de Daniela para vaga – União Brasil, PSD, Republicanos, PSDB, PT, MDB, PDT, PTB, Podemos e PP.
A CCJ acolheu a indicação, protocolada na semana passada (dia 3), “por ter sido entregue de forma tempestiva”, segundo explicou ao JC o presidente da comissão, deputado Eraldo Pimenta (MDB).
Ontem (8), os 11 integrantes CCJ sortearam o deputado Josué Paiva como relator. Antes da votação da matéria pelo plenário da Casa, haverá uma sessão de arguição de Daniela Barbalho.
O cargo de conselheira de contas tem salário mensal de R$ 35,4 mil, com aposentadoria compulsória ao completar 75 anos de idade.
Os líderes de partidos na Alepa que assinaram a indicação de Daniela Barbalho são os seguintes: Fábio Filgueiras (União Brasil); Josué Paiva (Republicanos0, escolhido relator da matéria; Dirceu Ten Caten (PT); Deputado Bráz (PDT); Torrinho Torres (Podemos); Newton Neves (PSD); Erick Monteiro (PSDB); Zeca Pirão (MDB); Bob Flay (PTB) e Antônio Tonheiro (PP).
O ofício endereçado ao deputado Eraldo Pimenta (MDB) assinado pelos líderes que indicam a mulher do governador para a vaga aberta no TCE, tem a assinatura do deputado Vitor Dias (União Brasil) com data do último dia 2. Do Ver-o-Fato, com novas informações do blog do Jeso Carneiro.
Veja o ofício com as assinaturas: