Sessão solene teve autoria do deputado Raimundo Santos, que enalteceu a importância histórica do Exército e de Duque de Caxias, patrono da Força
Se em escolas das redes particular e pública de ensino do Pará a data oficial do Dia do Soldado já não é tão lembrada da forma que merece em tributo ao Exército brasileiro e sobretudo a seu patrono, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, a Assembleia Legislativa mais uma vez manteve viva a tradição realizando hoje (23) sessão solene exclusiva sobre o tema, em atendimento a proposição do deputado Raimundo Santos (Patriota).
A solenidade no plenário Newton Miranda ocorreu em antecedência ao Dia do Soldado, festejado em 25 de agosto. “O Brasil não existiria não fosse o papel do soldado, não fosse a bravura, a ousadia daqueles que, ao longo da história, têm defendido a pátria”, disse Raimundo Santos, que é o ouvidor-geral da Alepa, lamentando o fato de não ter realizado o “sonho” de tornar-se militar. Ao falar sobre a importância do Exército brasileiro, ele disse que o País tem mais que um herói.
“Duque de Caxias é o símbolo e patrono do Exército, reconhecido por tantos títulos, tendo sido um pacificador e também um veemente e combativo soldado a assegurar a soberania nacional, a integração do nosso território”, afirmou na tribuna.
Integraram a mesa oficial da programação, além do parlamentar, o comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho; a subprocuradora-geral de Justiça, Ubiragilda Pimentel; a coronel médica da Aeronáutica, Mauren Müller, que representou o comandante do I Comando Aéreo do Norte (I Comar), major-brigadeiro Maurício Medeiros; e o capitão de fragata Noel Calandrini, representando o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Valter Citavicius Filho.
Comandantes de várias unidades do Exército, e mais o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hayman Apolo Gomes de Souza, o inspetor e comandante-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro Ribeiro, também prestigiaram a programação.
O comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, afirmou em seu pronunciamento: “quero agradecer pessoalmente ao senhor deputado Raimundo Santos pela gentileza com essa propositura cívica em homenagem ao Exército brasileiro em uma data para nós extremamente cara, o Dia do Soldado e do nascimento do nosso patrono, o Duque de Caxias, em quem nos espelhamos”.
“O Exército brasileiro nada mais é que um corte transversal do tecido social brasileiro. Por ser transversal, ele perpassa todas as camadas sociais. Temos como integrantes do nosso Exército, desde aquele jovem da família mais humilde até o filho do juiz, do grande empresário, de generais, fazendo com que represente o nosso povo”, observou o militar, que leu carta do general de Exército Sérgio da Costa Negraes, comandante militar do Norte, voltada especificamente para a solenidade na Alepa, em que a banda marcial da corporação foi chamada a executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Pará. Texto: J.R Rodrigues.