A agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Bairro do Marco, em Belém, está sem funcionar desde a semana passada, porque ladrões desconhecidos furtaram os cabos da internet.
De acordo com um funcionário, a agência parou o atendimento ao público desde a última quinta-feira (6), quando os servidores notaram que a rede de computadores estava fora do ar.
Uma busca mais profunda apontou a origem do problema: os cabos da operadora de internet da agência, localizada na Travessa Lindolfo Collor, esquina com a Avenida João Paulo II, haviam sido furtados do alto dos postes.
Quem tinha agenda marcada desde a semana passada para receber atendimento dos serviços oferecidos pelo instituto teve que voltar para casa. Ainda nesta terça-feira (11), os trabalhos estavam paralisados e não havia previsão para voltar a funcionar.
“Estamos dependendo da operadora providenciar a instalação de cabos novos, mas ainda não há previsão de quando isto será feito”, disse um dos poucos servidores que estavam na agência na manhã desta terça.
Desde o início da pandemia de covid-19, o INSS instalou o atendimento público remoto, com os agendamentos sendo marcados apenas pela intenet.
Na época, já era de conhecimento público a falta de servidores para oferecer um atendimento ao público ao menos regular. Mesmo com o fim da pandemia, o atendimento continuou remoto, o que provoca um alongamento no tempo para o usuário receber os serviços a que tem direito.
E a situação fica pior ainda para os usuários do sistema de seguridade social quando não tem internet.