Uma denúncia de nepotismo e de contratação de servidores “fantasmas” pela Unidade de Saúde do Jurunas, por indicação de uma vereadora de Belém, foi encaminhada ao Ministério Público do Estado para apuração. Uma cópia da denúncia também foi encaminhada ao Ver-o-Fato.
Outra irregularidade apontada no documento seria o uso de um carimbo de um médico que não trabalha mais naquela US. “Estão usando o carimbo de um médico que já não trabalha mais na unidade do Jurunas, para avaliarem receitas, atestados, carteiras de manipulação e até guia médica”, diz o denunciante, que não será identificado para evitar perseguições..
Conforme a denúncia, as irregularidades estariam ocorrendo “com a conivência da gerente da unidade”, irmã de uma vereadora.
“O médico já não atende há mais de um ano na unidade, mas houve até um caso, no mês de julho deste ano, em que falsificaram um atestado médico com o carimbo dele para um funcionário do supermercado Formosa da Duque de Caxias, no entanto, o RH da empresa foi até a unidade e conferiu que o atestado era falso e o funcionário foi demitido por justa causa”, aponta o denunciante.
Até a filha da gerente, sobrinha da vereadora, teria sido beneficiada com um cargo de assessoria, diz a denúncia. “Todas as irregularidades acontecem sob o olhar da gerente, que faz vista grossa. Também aqui tem uma série de fantasmas que não trabalham, mas todos os meses recebem do erário”, completa.
O espaço está aberto à direção da UMS para esclarecimentos.