No início da manhã desta terça-feira, 3, um homem, que se identificou como José André, quebrou as vidraças do muro da prefeitura de Ananindeua. Segundo informações, ele estaria revoltado por estar há mais de um mês procurando vaga em uma escola para matricular o filho de 6 anos de idade.
No vídeo gravado após o quebra-quebra, ele xinga o prefeito Doutor Daniel de “vagabundo” e “canalha”. Ele faz questão de dizer que quebrou as vidraças e ainda promete jogar ovo quando ver o prefeito de Ananindeua.
As aulas nas escolas municipais de Ananindeua iniciaram no dia 24 de Janeiro, tendo sua pré-matrícula iniciada desde o dia 20 de dezembro de 2021 até 14 de janeiro de 2022. Ainda não há informações sobre o porquê do homem que aparece no vídeo não conseguir matricular seu filho.
A partir do ano de 2016, os municípios passaram a ser obrigados por lei a matricular todas as crianças a partir de quatro anos na pré-escola e, consequentemente, os pais ficaram obrigados a matricular seus filhos. Conforme o artigo 211, § 2º da Constituição Federal, os municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
O Ver-o-Fato procurou a prefeitura de Ananindeua, que se pronunciou por meio de nota e cuja íntegra é a seguinte:
“A Prefeitura Municipal de Ananindeua lamenta o ocorrido na manhã de terça-feira, 03, quando um homem, identificado como José André, quebrou os vidros que cercam o prédio-sede do poder executivo municipal.
Na mesma manhã, o acusado foi capturado e apresentando em flagrante na Delegacia de Polícia de Ananindeua, onde está detido e a disposição da justiça. Na delegacia, o delegado informou que o mesmo já responde a um TCO por injúria contra uma profissional da educação, além de outros casos de ameaça e violência na comarca de Marituba.
A prefeitura reitera que continua à disposição das autoridades e não compactua com quaisquer atos de violência e/ou ameaças, muito menos depredação ao patrimônio público. E informa ainda que o local continua com os estilhaços das vidraças quebradas, pois ainda aguarda perícia.
A Secretaria Municipal de Educação também esclarece que o filho do senhor que vandalizou a prefeitura nesta manhã está vinculado a rede estadual de ensino, na Escola Estadual Cândido Horácio, unidade que não faz parte do município. Por isso, seria um caso de transferência, mas os pais não apresentaram formalmente a documentação obrigatória de transferência para a realização da matrícula na rede municipal”.
Veja o vídeo: