Um ônibus que saiu de Ananindeua e tinha como destino o Balneário Camboriú (SC) sofreu grave acidente na manhã desta segunda-feira na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, resultando em 19 mortos – informação corrigida pela agência de notícias G1Paraná na tarde de hoje- , segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Outras 33 saíram feridas no acidente, sendo sete delas em estado grave e seis com ferimentos moderados. O acidente aconteceu na altura do km 668, no trecho conhecido como Curva da Santa, por volta das 8h30, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda não foi divulgada a lista com os nomes dos passageiros.
De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, ficou totalmente bloqueada para atendimento do caso até as 12h45. Às 13h, o congestionamento era de 22 quilômetros. A PRF informou que ônibus, com placa de Belém, no Pará, descia a Serra do Mar em direção ao litoral catarinense quando bateu na mureta de contenção, saiu da pista e tombou às margens da rodovia.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Ícaro Grenert, que participou dos resgates, as informações preliminares dão conta que o ônibus saiu sozinho da pista, sem se chocar em outro veículo.
“A gente não tem como falar se foi uma falha mecânica ou o que aconteceu. Ele caiu na ribanceira. Felizmente ele não caiu rio abaixo, que dá pelo menos 50 metros, então esse número de óbitos seria bem mais significativos”, disse o socorrista.
Ambulâncias e helicópteros dos bombeiros do Paraná e de Santa Catarina socorreram os feridos moderados e graves e encaminharam as vítimas para Curitiba e Joinville. As pessoas com ferimentos leves foram levadas para Garuva. De acordo com o BPMOA, há crianças entre as vítimas. Segundo a PM, 54 passageiros e dois motoristas estavam no ônibus no momento do acidente.
O que diz a empresa
A empresa de turismo dona do ônibus afirmou que o veículo foi fretado por uma terceira pessoa.
A TC Turismo disse que está a caminho do local do acidente para prestar auxílio às vítimas e que está providenciando um meio de comunicação para prestar informações aos familiares.
“A TC Pires da Cruz informa que prestará todo apoio necessário às vítimas e familiares e não medirá esforços para amenizar a dor de cada um dos paraenses envolvidos no acidente, assim como a dos seus entes queridos, neste momento tão difícil para todos”, disse a empresa em nota.
Mãe recebeu ligação
A mãe de um dos passageiros do ônibus que tombou na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, na manhã desta segunda-feira (25), disse como se sentiu angustiada quando recebeu a ligação do filho contando sobre o acidente. Segundo a Polícia Militar do Paraná, 21 pessoas morreram.
“Ele me ligou de outro telefone de outro rapaz. Ele só me falou que o ônibus tinha virado, que ele estava muito nervoso, que eu não precisava me preocupar, porque ele era um dos únicos que estava bem”, disse Maria Gracinete.
Ao todo, 33 pessoas foram socorridas feridas. Sete pessoas ficaram em estado grave e seis foram socorridas em estado moderado. Outras 20 pessoas tiveram ferimentos leves, entre elas, Silas Gomes de Brito, de 26 anos, filho de Maria Gracinete.
“Coração angustiado. É triste pelas pessoas todas”, afirmou Maria Gracinete Gomes, que mora em Augusto Correa, no Pará. Fonte: G1Paraná
Discussion about this post