A jornalista Sandra Coutinho e o comentarista Demétrio Magnoli tiveram um desentendimento ao vivo durante o Em Pauta (GloboNews) de sexta-feira, 1. Na ocasião, jornalistas analisavam o panorama político dos Estados Unidos da América, que se aproxima das eleições presidenciais, mas acabaram ‘perdendo a mão’ na conversa e pesando o clima no estúdio.
O imbróglio começou por causa de um recorte de gênero pontuado no programa. Primeiro, os jornalistas analisaram o comportamento masculino e suas respectivas intenções de voto na eleição, que tem Kamala Harris e Donald Trump como principais apostas.
Durante a análise, Sandra Coutinho tentou explicar que a rejeição de Kamala Harris, pricinpalmente entre os homens negros, se dá por conta da misoginia — o preconceito contra mulheres. “Eu tenho lugar de fala, o caminho para as mulheres é mais difícil”, disse a jornalista, trazendo sua vivência pessoal para a pauta.
Demétrio Magnoli não mostrou-se aberto ao ponto de vista e discordou da colega de trabalho. “Não, não. Eu também tenho lugar de fala, porque sou um analista político. Analiso os votos de todos os setores do eleitorado, em qualquer país. Se você diz que eu não posso analisar o comportamento de parte do eleitorado, você está proibindo que eu exerça a minha profissão”, disse ele, insinuando censura.
O clima no estúdio do Em Pauta piorou quando Sandra tentou explicar o ponto de vista, mas foi interrompida por Demétrio, que reforçou que o fato de ser comentarista lhe dava o ‘tal local de fala’.
A apresentadora então acusou o analista de fazer mansplaining. O termo refere-se ao homem que tenta ensinar a uma mulher algo que ela já sabe, geralmente de maneira condescendente e bem simplista. Em resposta a isso, Demétrio soltou uma risada, o que incomodou Sandra Coutinho. “Eu acho que é feio você rir debochadamente. Eu não faço isso com você; tenho respeito pela sua opinião”, defendeu-se ela.
Opiniões nas redes
O desentendimento entre Sandra Coutinho e Demétrio Magnoli na GloboNews não passou despercebido. Nas redes, mas principalmente no X, o antigo Twitter, as cenas foram comentadas.
“Eu acho tão gostoso quando mulher responde a altura um homem que acha que sabe de tudo! Sandra Coutinho colocou o Demétrio no chinelo explicando a misoginia dos americanos negros resistentes em votar em Kamala”, escreveu um seguidor de nome Ed Santos. “Não tenho um pingo de paciência com Demétrio. Nem um tiquinho!”, escreveu Flavia Casagrande.
Houve também quem concordasse com Demétrio e criticasse Sandra Coutinho. “Frescura da porr@ dessa mulher. Não conseguiu convencer nos argumentos e daí sai apelando pra essa baboseira identitária”, disse um homem identificado como Matt. “Esses jornalistas esquerdalhas militantes devem estar com raiva dele pelo que disse outro dia….. Nem sei como ele ainda trabalha na GloboNews já que pelo visto é Direita”, comentou um perfil de nome Wicked. Com informações do portal Terra.
VEJA A TRETA GLOBAL