O Ver-o-Fato recebeu a informação de uma fonte governamental garantindo que o governador Helder Barbalho nomeará, nas próximas horas, o novo diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O nome seria o do atual chefe da Casa Militar do governo, coronel PM Osmar Vieira da Costa Júnior.
Pelos corredores palacianos, a nomeação de Costa Júnior, como o coronel é mais conhecido na Polícia Militar já é comemorada e ele próprio teria sido avisado pelo governador sobre a nova missão. A portaria de nomeação aguarda publicação no Diário Oficial,
O que deve surpreender os servidores do Detran é o retrocesso na gestão do órgão, caso o coronel assuma o comando do segundo setor do estado que mais arrecada depois da Sefa. Décadas atrás era comum um militar à frente do órgão. Nos anos de chumbo, poucos reclamavam e a maioria ficava de boca fechada
Em abril de 2021, segundo matéria do portal G1 Pará, o Ministério Público do Pará (MPPA) pediu a prisão preventiva do coronel Costa Júnior, alegando que ele teria usado do cargo para tentar intimidar o então procurador geral de Justiça, Gilberto Valente.
A investigação aberta apurava a participação dele na compra, pelo governo, de R$ 1,7 milhão em garrafas pet, para envasamento de álcool em gel durante a pandemia de Covid-19. Cada unidade teria custado R$1,50. A Polícia Federal investigou o caso em 2020.
Em março de 2021, o coronel e outras 12 pessoas foram denunciadas à justiça pelo MP por peculato, concussão, fraude em licitação.
Em defesa dos envolvidos, o governo Helder publicou nota na mídia acusando o procurador geral do MP de “produzir um factóide de fim de mandato, usando o Ministério Público para perseguir adversários de seu grupo político”.
Dizia ainda a nota que o objetivo não era fazer Justiça ou zelar pelos recursos públicos, “apenas criar e sustentar narrativas negativas contra a atual governo do estado”.
O processo criminal segue em andamento na Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém.