O centro de eventos Hangar em Belém foi palco à noite de ontem, 23, de uma manifestação liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). O ato foi convocado para protestar contra a alegada manipulação dos índices do IDEB pelo governo estadual e a recente decisão da Secretaria de Educação (Seduc) de extinguir as aulas suplementares para trabalhadores em educação readaptados e em processo de aposentadoria.
Os protestos foram marcados por gritos de ordem e críticas contundentes ao governador Helder Barbalho e ao secretário de Educação, Rossiele. A manifestação também serviu como um meio de chamar a atenção da população para o que os organizadores descrevem como “um ataque direto aos direitos e conquistas dos profissionais da educação”.
A vereadora Silvia Letícia, que é coordenadora licenciada do Sintepp, destacou a importância da mobilização. “Viemos aqui para conversar com nossa categoria e informar a população sobre o que consideramos ser um verdadeiro balaio de maldades contra os trabalhadores da educação. É inaceitável que nossos direitos estejam sendo atacados dessa forma”, afirmou.
A categoria está se preparando para uma assembleia geral que acontecerá no dia 27/08, às 15 horas, na Escola Municipal Alzira Pernambuco. Durante a reunião, será discutida a possibilidade de uma Greve Estadual, como uma forma de pressionar o governo e a Seduc a reconsiderar suas decisões.
Os professores e demais profissionais da educação do Pará, segundo o Sintepp, seguem firmes em sua luta, buscando garantir a integridade dos seus direitos e a qualidade da educação no estado.
Helder, dias atrás, falou em evento público e acusou professores que querem horas extras, mas “ficam em casa sem fazer nada” .
Os professores rebatem: “não é hora extra, aula suplementar só existe porque falta professor na rede de educação. Por isso os professores adoecem, trabalham mais que o necessário, depois de servir o estado, trabalhando e receber hora extra, agora o governo corta, dos que estavam em tratamento de saúde, readaptados, ou em fase de aposentadoria”.
VEJA O VÍDEO DE HELDER, ACUSANDO PROFESSOR QUE “NÃO FAZ NADA”:
VEJA O PROTESTO DOS PROFESSORES, ONTEM NO HANGAR