Dois agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) foram ameaçados nesta quarta-feira (26) ao autuarem um motorista por infração de trânsito. O incidente ocorreu na rodovia Mário Covas, cruzamento com a avenida Três Corações, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. O caso, registrado em vídeo, gerou revolta e foi repudiado por entidades representativas da categoria.
De acordo com testemunhas, o motorista, identificado posteriormente como um policial militar à paisana, teria feito uma conversão irregular, o que levou à abordagem e à autuação pelos agentes. No vídeo que circula nas redes sociais, o homem, visivelmente irritado, ameaça os agentes, dizendo que irá “caçá-los” caso seja multado.
O desacato ocorreu mesmo após os profissionais explicarem que estavam apenas cumprindo seu dever.
O local onde o fato ocorreu está em obras, e há relatos de que a sinalização é confusa, o que pode contribuir para manobras irregulares. No entanto, a Associação Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT Brasil) destacou que a ameaça e o desacato, partindo de um operador da segurança pública são inaceitáveis e reforçam a sensação de impunidade.
Repercussão e medidas tomadas
A AGT Brasil emitiu uma nota repudiando veementemente as ações do motorista, classificando-as como “repugnantes” e destacando que ninguém, independentemente de sua função, está acima da lei. A associação informou que as devidas providências foram tomadas, incluindo a formalização de uma denúncia na Delegacia de Crimes Funcionais (Decrif) e na Corregedoria da Polícia Militar do Pará.
O Sindicato dos Agentes de Trânsito também se manifestou, afirmando que não tolerará atos de desrespeito e violência contra profissionais que estão apenas cumprindo suas funções. A entidade espera que a Justiça seja feita e que medidas sejam tomadas para coibir comportamentos semelhantes no futuro.
Debate nas redes sociais
O caso gerou intenso debate nas redes sociais. Enquanto alguns usuários criticaram a atitude do motorista, outros apontaram problemas na sinalização do local, que estaria contribuindo para infrações e confusão no trânsito. Apesar disso, a maioria dos comentários reforça a importância de respeitar os agentes de trânsito, que exercem um papel fundamental para a segurança viária.
A Corregedoria da Polícia Militar do Pará deve apurar o caso para determinar as sanções cabíveis ao motorista envolvido. Enquanto isso, o Detran/PA reforçou o apoio aos agentes e destacou a importância de manter a integridade e a segurança dos profissionais que atuam nas ruas.
A sociedade aguarda que as investigações sejam conduzidas com transparência e que medidas sejam tomadas para evitar que situações semelhantes se repitam.