Baseados nas denúncias do Ministério Público, os vereadores de Muaná, Enilza Lobato, Rivaldo Pires, Bolota da Colônia e Sônia Pereira protocolaram no início da tarde desta terça-feira (18) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito Biri Magalhães (PSD).
O MP instaurou investigação contra o prefeito, que é acusado de suposto desvio de verba pública do município, fraude em licitações através de criação de empresas fantasmas e superfaturamento.
O Portal Ver-o-Fato publicou com exclusividade na última sexta-feira (14) que os processos licitatórios e contratos da Prefeitura de Muaná são relativos à 2022 e 2023, processados no Portal de Compras Públicas. O foco da denúncia são os processos de aquisição de material de construção, elétrico, hidráulico, pintura, e aquisição de material de expediente. No total, mais de R$ 5 milhões teriam sido desviados.
A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato entrou em contato com o prefeito Biri Magalhães, mas não obteve respostas. O espaço segue aberto para a defesa do acusado.
Veja o requerimento da CPI aqui.