Após mais de um ano afastado dos gramados devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, Neymar voltou a jogar nesta segunda-feira (21). O astro brasileiro entrou em campo no segundo tempo da emocionante partida entre Al-Hilal e Al-Ain, válida pela Champions League da Ásia. O atacante foi acionado pelo técnico Jorge Jesus aos 31 minutos da etapa final, substituindo Nasser Al-Dawsari. Durante seus 28 minutos em campo, Neymar ajudou sua equipe a garantir uma vitória apertada por 5 a 4.
O confronto foi marcado por dois hat-tricks: Salem Al-Dawsari, do Al-Hilal, e Rahimi, do Al-Ain, foram os grandes destaques. Este foi o primeiro jogo oficial de Neymar desde outubro do ano passado, quando sofreu a lesão no joelho durante a partida entre Brasil e Uruguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Desde então, o jogador passou por cirurgia e um longo processo de recuperação.
A expectativa para o retorno de Neymar era alta nos últimos dias, depois que Jorge Jesus indicou que o atleta estava em boas condições físicas. O brasileiro treinou normalmente com o elenco no domingo e foi relacionado para o duelo. Como ainda não está inscrito na liga saudita, Neymar está liberado para atuar apenas na Champions e nas copas nacionais até o final de 2024.
Seleção Brasileira de olho no retorno de Neymar
Com a volta de Neymar aos gramados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acompanha de perto a evolução do jogador, especialmente de olho na convocação para a próxima Data Fifa, em novembro. O Brasil enfrentará a Venezuela, fora de casa, e o Uruguai, em Salvador, e a inclusão de Neymar na pré-lista dependerá de seu desempenho nas próximas semanas. A lista final de 23 jogadores será divulgada no dia 1º de novembro, e a participação do craque no jogo desta segunda-feira pode ser fundamental para garantir sua vaga.
Até a apresentação da Seleção Brasileira, Neymar terá mais duas oportunidades de jogar pelo Al-Hilal: contra o Esteghlal, do Irã, pela Champions, no dia 4 de novembro, e diante do Al Taee, no dia 29 de outubro, pela Copa do Rei da Arábia Saudita.
Homenagens e celebrações pelo retorno de Neymar
O retorno de Neymar gerou uma onda de comemorações entre fãs e figuras do futebol. O Santos, clube que revelou o craque, fez uma emocionante homenagem, destacando Neymar como “sinônimo de alegria no futebol”. “É bom te ver de volta, eterno Menino da Vila”, escreveu o clube em suas redes sociais.
A FIFA também exaltou o retorno do brasileiro, postando um vídeo de um gol de Neymar pela seleção, acompanhado da mensagem: “Bem-vindo de volta, Neymar Jr.”. Atletas internacionais, como Rafael Leão, do Milan, também expressaram sua felicidade com a volta do camisa 10. “O futebol voltou”, escreveu Leão em suas redes sociais, compartilhando uma foto de Neymar em campo.
Depois de 12 meses afastado, Neymar retorna em um momento decisivo para seu clube e com a expectativa de voltar a brilhar na seleção brasileira, cercado pelo apoio e a torcida de milhões ao redor do mundo.