O jovem espanhol Andrés Cantó, começou em 2015, quando tinha 14 anos, a construir uma caverna no jardim de casa, após discutir com seus pais. O jovem teve ajuda de seu amigo, Andreu Palomero, para terminar a construção da caverna, que durou seis anos.
Andrés utilizou a construção da caverna como distração durante sua adolescência, já que vivia em La Romana, uma cidade sem muitos atrativos. Quando contou seu ‘plano’ para Andreu, prontamente recebeu apoio para continuar o que era apenas um buraco no jardim da casa de sua família.
A construção já passou por diversas perícias de especialistas nesse tipo de projeto, que disseram que os jovens estão indo bem. Eles tiveram algumas mudanças de plano que tornaram o projeto mais complicado.
A primeira sala da caverna mede 3 m de profundidade e cerca de 0,90 cm de terra acima da cabeça. Na segunda sala, a profundidade chega a 3,3 m, com 1,2 m de terra acima da cabeça. Em cada um dos espaços, pilares sustentam o teto, dessa forma, existe ainda menos possibilidade de cair.
Segundo Andrés, além de estudar esse tipo de projeto pela internet, seu avô, que era agricultor e construiu algumas cavernas, passou bastante ensinamento para ele.
De acordo com os pais de Andrés, a construção da caverna fez com que o jovem mudasse seu estilo de vida, tornando-se mais saudável.
Veja o local por dentro: