O Campeonato Brasileiro da Série B desse ano foi considerado o mais competitivo da história mesmo antes de a bola rolar, o que se comprovou com o desenrolar das rodadas. Times como Vasco, Botafogo e Cruzeiro logo foram apontados como os favoritos, mas os jogos prometiam ser difíceis por conta da presença de muitas potencias regionais.
Sem dúvida ficará marcado pela competitividade, mas os casos de racismo que ocorreram durante a competição chamam atenção em um panorama onde esse tipo de crime é cada vez mais debatido pela sociedade no mundo inteiro, sendo o futebol bastante presente.
Um dos casos que mais chamou atenção ocorreu com o meio-campista Celsinho, que já defendeu o Paysandu, mas atualmente defende o Londrina. Um dos casos contra o jogador até gerou a perda de 3 pontos do Brusque, através de punição do STJD que considerou o ato como discriminação racial.
Durante a vitória do Remo sobre o Cruzeiro, fora de casa, na noite desta quinta-feira, 28, mais um caso de insulto racista foi registrado em vídeo. O Remo abriu o placar com um belo gol de Anderson Uchôa, aos 39 minutos do primeiro tempo. Antes do intervalo, Eduardo Brock deixou tudo igual novamente. Já no fim da segunda etapa, Jefferson e Ronald garantiram o triunfo visitante.
Durante a comemoração do gol da virada azulina, o atacante Jefferson foi alvo de insultos racistas por parte de um torcedor do clube mineiro. “Vai tomar no seu c.., macaco”, bradaram a boca e o caráter sujos de um torcedor. O Clube do Remo publicou o vídeo em sua página e questionou: “até quando isso? O que ainda vai precisar acontecer para tomarem alguma atitude?”, marcando o perfil oficial da Confederação Brasileira de Futebol na postagem.
Até o momento, a CBF ainda não se pronunciou. O Cruzeiro usou as redes sociais para pedir desculpas ao atleta do Leão, também informando que irá tomar todas as medidas que estiverem ao seu alcance para identificar o agressor, bem como continuara lutando para que o racismo jamais se repita no futebol ou em qualquer outro local.
O autor dos insultos ainda não foi identificado.
Veja o link do vídeo: