Um incêndio de grandes proporções atingiu a Ilha de Cotijuba, em Belém, desde a noite deste sábado, 30, deixando moradores das proximidades em estado de desespero.
Segundo informações, o fogo atingiu especificamente a vegetação na praia da Saudade, com os próprios moradores do local atuando contra o incêndio, através de pequenos baldes de água e utilização de outras vegetações. Eles reclamaram da demora do Corpo de Bombeiros e pedem mais estrutura de combate a incêndio na Ilha.
Vídeos gravados no local mostram a situação de tensão e o trabalho de moradores contra o incêndio. Relatos na imagem também sugerem que o fogo teria começado com focos criados por moradores. O caso será investigado. O Corpo de Bombeiros está no local atuando contra o fogo.
Prefeitura de Belém se manifestou
Na mesma noite, a Administração Regional de Outeiro (Arout) informou que o incêndio foi controlado. Segundo informações da Defesa Civil de Belém, o incêndio teria sido ocasionado por um morador e não houve vítimas.
Também pela noite, logo que foi informado, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se pronunciou nas redes sobre o incidente. Ele, mais uma vez, deixou de portas abertas a Unidade Pedagógica Faveira da Fundação Escola Bosque (Funbosque), na ilha de Corijuba, para servir como base de apoio à atuação dos órgãos de Segurança e da Saúde do governo municipal e do Estado.
“Recebi com preocupação a notícia do incêndio em Cotijuba. Imediatamente determinei ao presidente da Funbosque que abra nossa Unidade para servir ao comando do Corpo de Bombeiros, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e à Defesa Civil”.
Edmilson frisou, ainda, que as equipes da prefeitura de Belém estão mobilizadas para dar assistência a todos que necessitarem. E prestou solidariedade. “Nossas equipes estão mobilizadas para dar assistência a todos que necessitarem. Expresso minha solidariedade na esperança de que não tenha havido nenhuma vítima desse incidente”, afirma o prefeito da capital paraense.
Fogo no Lixão do Aurá
No final da noite deste sábado, 30, moradores da comunidade Santana do Aurá, em Ananindeua, registraram um incêndio de grandes proporções dentro do Lixão do Aurá.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e foi ao local para combater as fortes chamas, que podiam ser vistas de longe. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio ou se houve feridos.
Veja os vídeos do incêndio em Cotijuba: