“Attenzione, pickpocket!” A frase que se tornou viral em 2023 devido aos frequentes furtos nas ruas da Europa, ganhou um novo protagonista recentemente. O fotógrafo brasileiro Pierre Gama, residente em Roma, chamou atenção nas redes sociais ao confrontar um grupo de batedores de carteira na capital italiana, quase iniciando uma briga.
No vídeo divulgado, Pierre narra que estava caminhando quando notou cinco ladrões seguindo uma mulher e tentando abrir sua bolsa. Ele alertou a vítima em inglês: “Ei, moça, pickpocket. Cuidado com sua bolsa, eles estão te seguindo”.
A situação se intensificou quando um homem, parte do grupo de ladrões, confrontou Pierre. O brasileiro, em resposta, começou a filmar as mulheres do grupo, que rapidamente cobriram o rosto. Um dos homens então avançou em direção a Pierre, resultando em uma discussão em múltiplas línguas. O ladrão chegou a cuspir em Pierre antes de se afastar. Logo depois, outro homem do grupo retornou para confrontar o fotógrafo. Visivelmente irritado, Pierre pegou uma garrafa de cerveja do chão e começou a ameaçar o grupo, que buscou refúgio em uma sorveteria. O vídeo termina com Pierre desafiando os batedores de carteira enquanto uma das mulheres pede à atendente para chamar a polícia.
A atitude corajosa de Pierre logo conquistou a internet. Internautas elogiaram sua bravura e o jeito brasileiro de lidar com a situação, misturando várias línguas. “Pelo que entendi, ele não sofreu a tentativa de roubo, ele viu eles tentando abrir a bolsa de outra pessoa e foi pra cima. Um verdadeiro herói sem capa!”, comentou um usuário. “O cara meteu espanhol, inglês, português só pra xingar eles”, observou outro. “Que lindo esse vídeo. Não ironicamente, estou emocionada. Ele misturando todos os idiomas já ditos no planeta Terra, pegando a garrafa… absolute cinema”, escreveu um terceiro.
O vídeo, publicado na semana passada, viralizou no início desta semana após ser repostado por um perfil de viagens. Inicialmente, houve uma confusão, e o vídeo foi erroneamente associado a Paris, que enfrenta uma onda de furtos devido ao aumento de turistas por causa dos Jogos Olímpicos. Entretanto, o incidente ocorreu em Roma, reforçando a importância de estar vigilante, independente da cidade.