Ao contrário do que vem sugerindo a publicidade oficial, uma onda de assaltos está amedrontando os moradores de Belém e Ananindeua. Não há hora ou lugar, a sensação é de que a qualquer instante pode ocorrer um assalto, com direito a humilhação e agressão. Nos últimos dias, dois casos chamaram atenção, mas são apenas exemplos do ocorre todos os dias nas duas cidades.
O primeiro caso aconteceu no último domingo, 5, na rua Curuçá, no Conjunto Jaderlândia, bairro do Atalaia, em Ananindeua: três assaltantes em duas motos fazem um cerco contra dois homens que caminhavam pela rua. Um dos criminosos desce, pega uma arma, agride com socos e chutes, levando os pertences das vítimas, depois fugindo. Moradores da região dizem que esse tipo de crime já virou algo comum ao cotidiano da região.
Já na rua Antônio Everdosa, no bairro da Pedreira, em Belém, criminosos realizaram um assalto contra clientes de um restaurante. Segundo informações da página Lá na Pedreira, o mesmo estabelecimento já teria sido alvo de assalto na semana passada e, por isso, o dono colocou as câmeras, que dessa vez flagraram a ação ocorrida no início da tarde de ontem.
No vídeo é possível ver os dois homens chegando em uma moto – um deles, como de costume, se disfarça de mototaxista – e o outro desce para abordar as vítimas, que entregam seus pertences. Depois, eles fogem, deixando para trás mais vítimas do cotidiano de violência da cidade.
Veja o vídeo com imagens que cada vez mais se normalizam no dia a dia do paraense: