As ruas de Belém estão abarrotadas de gente. Os engarrafamentos crescem a cada dia mais que se aproxima o segundo domingo de outubro. Os pontos turísticos estão bombando. Os motoristas de aplicativo, faturando. Os residenciais e condomínios estão enfeitados como manda a tradição.
A maniçoba já está no fogo e as promessas seguem a todo vapor. Mesmo sem procissão, tudo indica que haverá Círio em 2020.
Era por volta das 18:00h, na avenida Generalíssimo Deodoro com Av. Nazaré, quando guardas em motos faziam os carros abrirem caminho para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Dos carros, motos, ônibus e nas calçadas, as pessoas apontavam as mãos para expressar sua fé.
Na hora em que os passarinhos ficam dando um show de piruetas na árvore maior, próximo da praça do Can e ao redor da Basílica, muitas pessoas já esperavam ansiosas pela chegada da imagem.
Já pela manhã, alguns sortudos têm a chance de tocar nela, tudo por conta da gentileza do rapaz que leva a imagem até o portão do anexo da Basílica, antes de entrar no carro rumo a programação de visitas desse Círio tão atípico.
Na Augusto Montenegro os conjuntos habitacionais e condomínios seguem enfeitados como em outros anos. Alguns até terão foguetórios, outros apenas fizeram uma coleta para deixar os enfeites ainda mais bonitos e ornamentados.
Não teremos a procissão, mas o Círio segue pairando nos ares das casas, esquinas e praças. Aquele sentimento de reflexão e festa continua como sempre foi no “natal dos paraenses”. Assim, o Círio mostra que é vitalício, que está na subjetividade da nossa cidade, que sempre estará presente em todos, independente de religião, para sempre.
Feliz Círio.
Discussion about this post