Sob risco de desabamento, porque foi seriamente abalada na manhã desta segunda-feira, após colisão com uma balsa até agora não identificada, que derrubou e fez afundar no rio Maguari uma das principais pilastras de sustentação, a ponte do Outeiro, que liga Belém e Icoaraci à ilha, está interditada pela Defesa Civil.
Nenhum tipo de veículo ou passageiro, além de pedestre, pode transitar por ela até que sejam realizados serviços capazes de garantir a segurança de todos e restabelecer a travessia. A interdição é por tempo indeterminado. A travessia será feita por barcos e balsas. Uma rachadura no asfalto da ponte pode ser vista facilmente, o que indica risco de desabamento.
Segundo postagem feita pelo governador Helder Barbalho em sua rede social, logo após tomar conhecimento do acidente, o estadual e a prefeitura de Belém vão atuar em conjunto no trabalho de análise das condições da ponte.
O coordenador operacional da Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa, durante entrevista à imprensa, declarou será feito um “trabalho conjunto de especialistas” para levantar a situação da ponte. Quanto ao transporte para a ilha, ele disse que a Agência Distrital de Outeiro está tomando as providências.
As pessoas que quiserem sair ou entrar na Ilha devem se deslocar para a 7° Rua de Icoaraci para fazer a travessia de barco. As vans estão fazendo o transporte até os barcos. Os custos são por conta dos passageiros.
Helder prometeu um “ferry boat” para fazer a travessia gratuita de quem se deslocar de Outeiro para Belém ou vice-versa. Pelo jeito, vai sobrar muita gente e faltar ferry boat.
Vídeo da interdição: