Manhã ensolarada em Belém neste domingo. Paysandu e Tuna começaram, no estádio Francisco Vasques, a primeira partida da decisão do campeonato paraense versão 2021. Em um jogo bem disputado, a Tuna goleou por 4 a 2, mostrando que está difícil tirar o título dela. Ganhou vantagem de 2 gols para o jogo da volta, na Curuzu.
No primeiro tempo, após jogada de Luquinha, logo aos 2 minutos, Neto chuta para área e quase marca para a Tuna. Com muita disposição, os cruzmaltinos imprimiam um ritmo forte, com toque de bola rápido, enquanto o adversário parecia sonolento. Aos 5, porém, em contra-ataque, o Papão perdeu chance de abrir o marcador. Marlon recebe na pequena área e tenta o passe para Nicolas, mas o goleiro Gabriel sai e defende.
Aos 13, após três ataques perigosos, surge o gol da Tuna. Léo Rosa pega sobra de bola e bate por cima do goleiro para as redes do Papão. A Tuna continuou a mandar na partida e aos 21, foi a vez de Alexandre Pinho, embora impedido, fazer 2 a 0, após a bola bater na trave. O árbitro nada marcou, ignorando as reclamações bicolores.
A dinâmica do jogo mostrava um Paysandu com enorme dificuldade para articular as jogadas de ataque, uma vez que seu meio de campo nada criava. Além disso, a conclusão das jogadas rumo ao gol era ruim e sem direção, o que facilitava o trabalho da defesa lusa.
As jogadas da Tuna que envolviam a defesa bicolor eram sempre pelo lado direito, com Léo Rosa e Neto. Essas incursões acabavam em perigo para a meta bicolor. Luquinha, por sua vez, era o grande maestro no meio, armando as jogadas de ataque.
Aos 39, após jogada de Israel pela direita, Marlon desperdiça a oportunidade de diminuir o marcador, mas chuta em cima do goleiro. Foi só.
Segundo tempo
O Paysandu começou o segundo tempo com Ruy no lugar de Marlon e Robinho no lugar de Jonathan, mas mantendo o sistema de jogo no 4-3-3. O Papão começou mais agressivo, buscando as jogadas de ataque. A Tuna se encolhia em seu campo.
O primeiro ataque luso foi aos 8 minutos, mas a bola saiu para escanteio. Léo Rosa cobrou e a defesa bicolor mandou para escanteio novamente. Fabinho cruzou para a área e a defesa rebateu. Na zaga tunante, o vigoroso zagueiro Dedé cortava todas as jogadas de ataque bicolor dentro de sua área.
Aos 17, em contra-ataque, Fabinho livrou-se da marcação da defesa do Paysandu e esticou para Luquinha que disparou para as redes: Tuna, 3 a 0.
O ritmo de jogo caiu dos 18 aos 30 minutos. O forte calor e o cansaço de vários jogadores era visível. O árbitro fez parada médica aos 30 para a hidratação dos atletas.
Ao 34, Israel cobra falta, Perema sobe e de cabeça marca para o Papão. 3 a 1. A Tuna foi ao ataque, após a bola metida para a área de Artur para Luquinha, que mandou para Paulo Rangel, sozinho, enfiar para as redes.
O Papão se lançou ao ataque e Gabriel Barbosa, aos 42, após a bola bater na trave tunante, fez 4 a 2. Fim de jogo.
Vantagem da Tuna para o jogo que vale título, no próximo domingo, na Curuzu. A lusa pode perder por até um gol de diferença. Haverá cobrança de pênaltis se o placar for favorável ao Paysandu por dois gols de vantagem.
Veja os 6 gols:
Discussion about this post