A Tuna Luso está arrebentando na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, 29, foi a São Luís, no jogo da volta, e derrotou o Maranhão por 3 a 2, com gol do zagueiro Dedé, no final do jogo. Foi uma partida em que o time paraense atuou com raça e suportou pressão do adversário.
Determinado a abrir vantagem na segunda fase da Série D, o Maranhão Atlético teve um início avassalador. Além de abrir o placar aos seis minutos, em cobrança de pênalti do lateral Gabriel Fontes, o MAC criou várias oportunidades de gol, mas a Tuna, além de se segurar bem, buscou o empate antes do intervalo, com gol de Pedrinho.
Animada, a equipe paraense melhorou no segundo tempo e virou o jogo aos 10 minutos, em pênalti cobrado por Marlon. O Maranhão pressionou e voltou a deixar tudo igual aos 41 minutos, novamente com Gabriel Fontes, que perdeu pênalti e aproveitou o próprio rebote,
Contudo, o zagueiro Dedé aproveitou mais um erro da defesa do MAC e marcou o gol da vitória da Tuna, aos 49. Com a derrota em casa, o Maranhão Atlético precisa vencer a segunda partida contra a Tuna Luso por dois ou mais gols de diferença para avançar às oitavas de final da Série D, enquanto uma vitória pela vantagem mínima leva a decisão para as cobranças de pênaltis.
A Tuna, por sua vez, joga por um empate ou uma nova vitória em casa para garantir a classificação. Tuna Luso e Maranhão Atlético voltam a se enfrentar no próximo domingo (6), às 16h, no Estádio da Curuzu, em Belém. A equipe classificada nesse confronto encara o Retrô (PE) ou Pacajus (CE) nas oitavas de final.
O jogo
Com foco total na vitória diante de seu torcedor, o Maranhão Atlético foi para cima da Tuna Luso assim que a bola começou a rolar no Castelão. Logo aos três minutos, Ronald teve uma grande oportunidade após cruzamento rasteiro e chutou firme, em cima da zaga da equipe paraense. Pouco depois, aos seis, o MAC abriu o placar: após Fabrício ser derrubado dentro da área pelo goleiro Jefferson, o lateral Gabriel Fontes cobrou pênalti com categoria e colocou o Quadricolor em vantagem.
Mesmo em vantagem, o Maranhão Atlético não recuou e continuou na pressão sobre a Tuna Luso. Aparecendo como elemento surpresa na grande área, o zagueiro Leone teve duas oportunidades aos 33 e aos 35 minutos, entretanto, o goleiro Jefferson estava atento e salvou a Tuna. Tímida em campo, a equipe paraense demorou a chegar ao ataque, mas foi eficiente quando conseguiu: Pedrinho, aos 45, recebeu belo passe de Paulo Rangel e bateu firme, no canto esquerdo de Moisés.
MAC sofre virada
O empate antes do intervalo animou a Tuna Luso, que voltou mais agressiva do intervalo e não demorou a ser premiada pela postura: aos 10 minutos, a arbitragem marcou pênalti a favor da equipe paraense, e Marlon cobrou com estilo para colocar a Tuna em vantagem no Castelão. Já aos 16, Marlon arriscou a finalização em cobrança de falta, mas Moisés, atento, evitou um prejuízo ainda maior para o Maranhão Atlético.
Satisfeita com o resultado, a Tuna Luso recuou suas linhas, e o Maranhão Atlético aproveitou o momento para intensificar a pressão. Leone, aos 20 minutos, recebeu livre na grande área e chutou em cima do goleiro Jefferson. Pouco depois, aos 23, Fabrício fez uma bela jogada individual, passou pela marcação da Tuna e acertou a trave.
Com quase toda a equipe no ataque, o Maranhão Atlético foi dominante na reta final de partida no Castelão. Capote, aos 33 minutos, conseguiu o desvio de cabeça na grande área e acertou o travessão da Tuna Luso. De tanto insistir, o MAC conseguiu o empate aos 41, com Gabriel Fontes, que parou no goleiro Jefferson em sua segunda cobrança de pênalti no jogo, mas estava atento ao rebote e deixou tudo igual.
O placar no Castelão parecia definido, entretanto, a Tuna foi valente e garantiu a vitória aos 49: após cobrança de falta de Marlon, o zagueiro Dedé cabeceou para o fundo das redes, decretando a vitória da equipe paraense e complicando o MAC na Série D. (Do Ver-o-Fato, com informações do portal Imirante)