Assim como as famosas escadarias do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outras no Brasil, agora Tucuruí também entrará para o rol de cidades que têm uma escadaria linda. Os itens cultura, história e tradição são pontos importantes que a Prefeitura Municipal de Tucuruí (PMT) tem buscado priorizar para manter a cultura local e valorização de sua população.
Nesse sentido, a PMT iniciou um projeto de revitalização das escadarias de Santo Antônio, que visa revestir todo o espaço com mosaico de cerâmicas retratando imagens que simbolizam momentos históricos da cidade, e que será um ponto turístico histórico-cultural.
De acordo com o prefeito municipal de Tucuruí, Alexandre Siqueira, o projeto de revitalizar as escadarias, situadas na tradicional avenida Santo Antônio em Tucuruí, local que é palco de grandes eventos culturais da região, veio da ideia de valorizar a cidade, sua população e suas raízes. “A nossa proposta é de colaborar com a história da nossa cidade, assim, surgiu o projeto de revitalizar as escadarias com uma linha artística que retratasse nossas origens, nossa cultura, deixando a nossa identificação local. Por isso, optamos por um artista regional que vem retratar os principais momentos históricos da cidade em um mosaico artístico nos degraus das escadarias. Assim, ainda nesse semestre, vamos reinaugurar as escadarias e ter mais um ponto turístico lindo em nossa cidade”, comenta o prefeito.
O projeto de revitalização das escadarias está na condução do artista, Tonny Mosaico, o que demonstra uma valorização aos profissionais da região, além de proporcionar que as escadarias seja mais um ponto que vai aumentar o turismo local. “Toda e qualquer intervenção artística, muito mais que uma questão de estética, no sentido urbano, tem também a vantagem de emprego e renda, de dar oportunidade para potenciais artistas locais. O que é importante também que a gente tenha mais originalidade no projeto. Tucuruí hoje entra para o rol de grande escadarias turísticas que temos Brasil a fora. Acredito que isso vai impactar não só na questão visual, mas a população vai ver, seja subindo ou descendo, relatos em formas figurativas de momentos históricos da cidade”, afirma o artista.