Quatro dias em Brasília, com tudo pago pelos contribuintes de Belém, incluindo hotel, diárias, transporte e passeios. Até agora, porém, não está claro o que 30 dos 35 vereadores que integram a Câmara Municipal da capital paraense irão fazer em Brasília.
Segundo fontes da CM ao Ver-o-Fato, os vereadores, de vários partidos e matizes ideológicos, liderados pelo presidente da Casa, John Wayne, viajaram às 4h50 da madrugada desta quarta-feira, 08, e só retornam no sábado.
As três dezenas de representantes do povo, pelo que se diz, terão encontros políticos com lideranças paraenses e tentarão uma audiência no Palácio do Planalto. Hoje, em Belém, seria dia de sessão. Com essa entourage toda aboletada em Brasília, certamente não haverá quorum.
O tour dos edis – já apelidado de Trem da Alegria – irá passar pelo gabinete do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). Depois, terá encontro com o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), que já se encontra na Capital Federal, e, por último, em suposta audiência com o presidente Lula (PT).
A pergunta que não quer calar e não é respondida pelos vereadores procurados, incluindo o presidente: quais assuntos tão importantes, em favor de Belém e seu povo tão maltratado, serão tratados nessa peregrinação de quatro dias pelos gabinetes do poder federal?
“Pelo que sei, não tem pauta nenhuma. Eles apenas vão torrar o dinheiro de quem os elegeu e de quem banca o poder municipal. O resto é desculpa de reuniões. Um grande passeio. Se tem pauta, é turismo”, resumiu ironicamente um servidor da CM.
Pelo sim, pelo não, o Ver-o-Fato aguarda explicações da Mesa Diretora. Que aliás, estará em peso em Brasília. O resto é perfumaria e cobrança, que não sai de moda, sobre o que fazem os nossos políticos.
Senão na privada, ao menos na vida pública.