Os principais terminais de transporte hidroviário registraram uma queda na demanda neste último final de semana das férias escolares. O fluxo de passageiros para ilhas como a do Combu e a de Cotijuba, já desmonstrava uma tendência de queda desde o penúltimo final de semana, mas dessa vez estava até mais tranquilo do que o esperado.
Quem procurou a travessia para os restaurantes da ilha do Combu, percebeu bem este cenário. Segundo informações, até às 12h do sábado, 31, já haviam atravessado 1.200 pessoas em 55 viagens, sendo que a estimativa de público era de aproximadamente 1800 usuários.
Já no Trapiche de Icoaraci, as filas também foram bem menores em relação a altíssima procura dos outros finais de semana. Por causa da baixa demanda, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) avaliou que apenas um navio era o bastante para fazer a travessia para as praias de Cotijuba.
Segundo a Semob, no trapiche de Icoaraci houve a redução de 5%, na travessia Icoaraci/Cotijuba/Icoaraci. Já no Terminal Ruy Barata, que faz a travessia para a ilha do Combu. houve queda de 11,6% na demanda de passageiros.
Mosqueiro bombou em julho
Se as ilhas acima tiveram menor presença de público, por outro lado, Mosqueiro liderou a preferência dos veranistas: mais de meio milhão de pessoas visitaram as praias de Mosqueiro, segundo a Polícia Militar.
Segundo o major Luiz Roan, comandante do Grupamento de Bombeiros Militar de Mosqueiro, as praias com maior movimentação reuniam mais de 150 mil pessoas, a cada final de semana do mês de julho. Apesar de muita gente, o último final de semana foi mais tranquilo e com grande presença de forças de segurança.