A sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), foi invadida por madeireiros da região. O clima ficou tenso no local e a polícia foi chamada para acalmar os ânimos.
A invasão teria ocorrido em virtude de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de 30 de abril, que suspendeu a decisão liminar da Justiça Federal de Santarém que autorizava a retomada dos processos de plano de manejo dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, localizada entre os municípios de Santarém e Aveiro.
O desembargador Souza Prudente determinou que, antes de iniciar o plano de manejo, é necessário realizar um processo de consulta prévia às comunidades indígenas da região.
A decisão faz parte de uma ação civil pública movida pelo STTR e pelo Conselho Indígena Tapajós Arapiuns, com assessoria jurídica da Terra de Direitos.
As entidades pediram a suspensão dos procedimentos de aprovação dos planos de manejo florestal dentro da Resex. Estima-se que na Reserva vivam cerca de 78 comunidades tradicionais e diversas tribos indígenas.
Discussion about this post