Neste sábado (9), uma operação policial resultou na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico de drogas no porto de Santarém, no oeste do Pará. A dupla foi detida após a apreensão de 111 kg de maconha que estavam escondidos em dois veículos embarcados em uma balsa que partiu de Manaus, no Amazonas. A droga estava dividida em 100 tabletes armazenados em sacolas plásticas coloridas.
A ação foi coordenada pelo Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas (NAI/BMA), com apoio da Superintendência Regional e da Delegacia Fluvial de Santarém. Os suspeitos foram abordados no momento em que retiravam os carros da embarcação. Segundo a polícia, a droga estava distribuída nos dois automóveis, estrategicamente armazenada para dificultar a identificação durante o transporte.
Além dos entorpecentes, os policiais apreenderam três celulares, que serão analisados para investigação. Todo o material foi encaminhado para perícia. De acordo com o delegado-geral Walter Resende, a operação é fruto de uma intensa ação de inteligência e cooperação entre as forças policiais, representando um avanço significativo no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado na região do Baixo e Médio Amazonas.
Os suspeitos foram levados para a delegacia, onde os procedimentos legais foram realizados. Após a formalização do flagrante, o caso será comunicado ao Poder Judiciário, e ambos serão encaminhados ao Sistema Penal, onde permanecerão à disposição da Justiça.