Estava demorando para a roubalheira na conta de luz aumentar ainda mais. Além da cobrança absurda feita por aqui, eis que a dona Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aquela que é mansinha com os tubarões e cruel com os peixes pequenos, resolveu meter as duas mãos no bolso dos combalidos consumidores.
A partir desta terça-feira, haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores. Em reunião extraordinária em Brasília, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência. Ou seja, a agência do governo Bolsonaro está com fome e quem vai pagar por esse apetite insaciável são os esfolados consumidores.
A tal cobrança extra alcança R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O mais engraçado é que em maio passado, durante a pandemia de Covid-19, que ainda derruba e mata muita gente, a própria Aneel garantiu que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano.
Ficou o dito pelo não dito. E a bandeira vermelha será aplicada. A Celpa-Equatorial, acostumada em aumentar os custos da energia elétrica, adorou a decisão da Aneel. O governador Helder Barbalho, porém, ameaça ir à Justiça para barrar a cobrança.
Tomara que o governador derrube essa armadilha contra a população paraense, na terra onde estão as duas maiores hidrelétricas do país.
O cheque vai para o governo federal. O choque, fica com a gente.
Como na música de Chico Buarque, “chame o ladrão”.
Discussion about this post