O Clube do Remo anunciou nesta quarta-feira (18) que agora faz parte da Libra, a Liga do Futebol Brasileiro. A entidade, criada em 2022, tem como principal função fortalecer os clubes participantes, por meio de uma política de organização técnica e mercadológica.
O Leão Azul se junta a: ABC, Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Brusque, Flamengo, Grêmio, Guarani, Palmeiras, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Por meio de uma nota oficial, o Remo explicou ao seu torcedor a importância de integrar a Liga:
“A Libra se destaca por promover uma distribuição mais equitativa das cotas de premiação e dos direitos de transmissão dos jogos, um aspecto crucial para o fortalecimento das finanças dos clubes participantes. Ao priorizar a competitividade, a liga busca criar um cenário em que todas as equipes possam ter acesso a recursos que garantam seu crescimento e desenvolvimento dentro e fora de campo”, diz a nota.
A nota oficial do Remo ressalta ainda que a presença do clube na Libra “amplia a diversidade, permitindo uma troca de experiências e fortalecendo a presença do futebol regional. A expectativa é de que, além dos benefícios financeiros, haja um aumento na qualidade técnica dos jogos, impulsionando ainda mais o interesse dos torcedores e a tradição do futebol brasileiro”.
De acordo com os termos do acordo, 3% do valor total do contrato de R$ 1,17 bilhão são destinados aos membros da Série B filiados à Libra. Este montante é dividido entre os clubes do bloco que disputam a segunda divisão, resultando em um repasse de 12,5% para cada um. Assim, o Remo receberá cerca de R$ 4,4 milhões somente desta receita.
Além desta verba, o clube paraense poderá lucrar com a venda dos direitos de transmissão da Série B, cuja negociação ainda está em andamento. No entanto, não há estimativa oficial sobre o valor que será arrecadado por este contrato.