A prefeitura de Belém publicou o edital de licitação para o transporte público da capital. Segundo o poder executivo municipal, o edital e seus anexos estão disponíveis para retirada gratuita e os envelopes devem ser abertos nesta sexta-feira, 12, pela Comissão Geral de Licitação (CGL).
Até então, o precário transporte público que circula na capital opera por ordem de serviço. O documento prevê a prestação dos serviços por 6 anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade e de participação de consórcio, sendo a menor tarifa o critério de escolha.
O edital também prevê um sistema de informações aos usuários, com câmeras e GPS para que possam acompanhar o itinerário do veículo e o tempo de chegada nas paradas de ônibus. Além disso, é previsto que nos primeiros dois anos 20% dos veículos deverão possui ar condicionado, o sonho antigo de muitos usuários.
A licitação permite que ocorra concorrência entre empresas, o que pode permitir importantes melhorias para o transporte público na capital.