A pesquisa Mosaico 2.0, do ano de 2016, conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, revelou que 50,5% dos homens já traíram suas parceiras no Brasil. Já entre as mulheres, a traição foi admitida por 30,2%. É um resultado que confirma o que a maioria de nós já sabemos. Mas o que explica os homens serem mais infiéis? O assunto parece ser complexo demais para respostas simplificadas. Vamos para algumas hipóteses:
Hipótese da impulsão
A Universidade do Texas, em 2013, fez um estudo que concluiu que os homens traem mais por influencias hormonais, nomeadas objetivamente no impulso sexual. Tal impulso influenciaria na capacidade de auto controle, fazendo com que os homens cederem com mais facilidade.
Hipótese feminista
Há uma narrativa do movimento feminista que qualifica a sociedade como sendo patriarcal, ou seja, configurada para dar privilégios aos homens. Por conta disso, a infidelidade dos homens estaria resguardada pelo modo como a sociedade se organiza. Bastaria ver a repercussão diferente da traição de uma mulher em relação a de um homem: enquanto que mulheres seriam julgadas, menosprezadas e desqualificadas, os homens seriam vistos como bons conquistadores, Don Juan e em quase nada teria sua imagem afetada. Tal ajuste social facilitaria a infidelidade masculina.
Hipótese da natureza do ser
Muitas pessoas, inclusive boa parte das mulheres, acreditam que a infidelidade masculina está ligada a algo inato ao ser. Algo que faz parte da sua natureza, irrevogável na sua alma.
Hipótese da oferta
Outra hipótese observa fatores quantitativos e estéticos. Numericamente existem mais mulheres do que homens, além disso, um exemplo para ilustrar: para cada homem, existem 9 de 10 mulheres consideradas bonitas, enquanto que para cada mulher, existem 2 de 10 caras considerados bonitos. Por essa tese, homens traem mais porque tem mais opções, não só isso, essas opções ainda seriam qualitativamente melhores.
Será? O que vocês acham? É uma dessas hipóteses? De tudo um pouco ou nada disso?
Discussion about this post