Dois homens foram encontrados mortos a tiros, com as mãos amarradas para trás e possíveis sinais de tortura, na tarde de ontem (19), em um sítio localizado em uma estrada vicinal, na zona rural de Parauapebas, na Região Carajás, sudeste paraense. Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é de que eles tenham sido vítimas de latrocínio praticado por bandidos que procuravam ouro na casa onde os corpos foram achados.
Em Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, nordeste paraense, um rapaz foi executado a tiros também em uma estrada vicinal e até o momento ninguém sabe o motivo, muito menos o paradeiros do assassino. Em Moju, na mesma região, um homem acusado de roubo a um caminhão foi morto a tiros pela Polícia Militar ao reagir à ação policial.
Em busca de ouro
Policiais civis da 20ª Seccional Urbana de Parauapebas iniciaram investigações para tentar descobrir quem foram os homens que mataram a tiros o produtor rural Manoel Dourado Magalhães e um conhecido dele, identificado como Antônio Ferreira Bastos, de 57 anos. O duplo assassinato ocorreu dentro da casa do Sítio Dourado, na estrada vicinal do Emanoel, na Vila Palmares II, zona rural do município. Eles foram encontrados com tiros na cabeça e as mãos atadas nas costas, com possíveis marcas de tortura.
Segundo as informações levantadas no local, uma parente do dono da propriedade foi quem encontrou os corpos, por volta das 17h30, quando foi para lá deixar a mãe. Para os policiais, as evidências indicam que os criminosos procuravam alguma coisa de valor, possivelmente ouro, pois a casa estava toda revirada.
Moradores do local comentaram que no sítio de Manoel Dourado havia um garimpo clandestino e que a outra vítima era dona de um maquinário de extração de ouro e que estaria atuando na terra. A notícia deve ter se espalhado e os bandidos acabaram sabendo. O que não se sabe é se os assassinos encontraram mesmo ouro.
Parentes disseram que Manoel Dourado estava na Palmares II havia cerca de 30 anos, era pessoa muito conhecida e estimada na localidade, onde trabalhava na produção de queijo.
Rapaz executado em Abaeté
Em Abaetetuba, na madrugada de ontem (19), um rapaz identificado como Elton Pinheiro Ferreira, de 27 anos, foi assassinado a tiros em uma estrada vicinal, mas até agora ninguém sabe quem matou e qual o motivo do crime. O corpo do homem foi encontrado no ramal Castanhal 2, uma estrada vicinal da Rodovia PA 252, depois que os moradores ouviram barulho de tiros.
Homens do 31º Batalhão da Polícia Militar foram acionados e notaram que o corpo do jovem estava jogado no acostamento do ramal, com perfurações causadas por arma de fogo. A Polícia Civil e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Abaetetuba foram chamados para levantar informações, remover o corpo e analisar a cena do crime.
Polícia Militar e Guarda Municipal matam suspeito em Moju
Mais um homem, suspeito de roubo, foi morto por policiais militares, com apoio da Guarda Municipal de Moju, após uma troca de tiros, ontem (19), segundo a ocorrência registrada na Delegacia da Polícia Civil local. O homem foi acusado de um roubo a caminhão na Rodovia PA 150, em Moju, e teria reagido a uma abordagem das guarnições.
Segundo o relato dos agentes de segurança, eles foram acionados para atender a ocorrência de roubo e se dirigiram para a Vila Pirateua, na zona rural do município. O acusado, identificado como Floriano dos Santos Pantoja, apontado por testemunhas como um dos responsáveis pelo roubo, foi localizado.
Os agentes alegaram que viram quando ele sacou uma arma calibre 20 e revidaram, baleando o suspeito. O acusado ainda foi levado para a Unidade Mista de Saúde local, mas morreu no caminho.