Somente nas últimas 48 horas, oito homicídios foram registrados pela Polícia Civil por todo o Pará, sendo dois deles na cidade de Uruará, na Região do Xingu, sudoeste paraense, umas das mais violentas do estado. Em outra cidade também violenta, Parauapebas, na Região Carajás, sudeste paraense, um homem e um adolescente foram executados no mesmo local. Até o momento, somente um suspeito foi preso.
O agricultor Raimundo Nonato Alves da Silva, de 42 anos, foi encontrado morto com um tiro no peito, na manhã de sábado (06), em uma plantação de cacau, em Uruará. Acionada, a Polícia Civil esteve no local e encontrou uma espingarda ao lado do corpo e uma oração escrita a mão, no bolso da calça da vítima.
Parentes do homem disseram aos policiais que ele havia sido visto pela última vez no dia anterior e que estava separado da mulher com quem vivia, há pouco tempo. Segundo informações de conhecidos, ele falou que estava sendo ameaçado de morte, mas não disse o motivo, nem o nome do autor das ameaças.
O Instituto Médico Legal de Altamira fez a remoção do corpo e a Polícia Civil investiga o caso para saber o que realmente aconteceu com a vítima.
Também em Uruará, o corpo de José Batista Silva, de 38 anos, foi encontrado por populares estirado às margens de um igarapé, perto do cemitério velho da cidade. De acordo com a polícia, o corpo apresentava perfurações de faca.
O cadáver foi achado por volta de 7 horas da manhã de domingo (07) e a Polícia Militar foi a primeira a chegar na cena do crime, após receber uma ligação anônima. Em seguida, a Polícia Civil também foi avisada e providenciou a remoção do corpo para o IML de Altamira. Um suspeito do homicídio, identificado como Ademar Santos Medina, de 22 anos, foi preso ainda na noite de domingo. Ele tinha mandado de prisão por homicídio praticado em Anapu, também na Região do Xingu.
Homem e adolescente
Em Parauapebas, na madrugada de domingo, um homem e um adolescente foram executados a tiros por dois homens que estavam em uma moto, quando conversavam dentro de uma tabacaria, localizada na Rua do Arame, no Bairro Rio Verde. O local seria frequentado por criminosos, mas os dois não teriam conhecimento disso.
Testemunhas informaram que uma das vítimas morreu no local e a outra ainda chegou a ser socorrida e levada para o hospital municipal, mas não resistiu. Os dois mortos foram identificados como Ismael Barros dos Santos, de 28 anos, e Douglas Santos Silva, de 16 anos.
Segundo testemunhas, os assassinos estavam em uma moto Bros preta e branca e fugiram em seguida. O duplo homicídio está sendo investigado pela Divisão de Homicídios local, cujos agentes estão coletando imagens de câmeras de segurança para tentar chegar aos atiradores.
Corpo no canal
Também no domingo, moradores do bairro Levilândia, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, encontraram pela manhã, o corpo de um homem não identificado, jogado dentro do Canal do Maguari-Açu, entre as Ruas Itabira e Cavalcante.
O cadáver apresentava marcas de tiros e segundo comentários de moradores do local, foi desovado no canal durante a madrugada por homens desconhecidos que ocupavam um veículo. A polícia invesyiga o caso, mas ainda não prendeu nenhum suspeito.
Sangue em família
Em Curionópolis, na Região Carajás, uma briga familiar acabou resultando na morte de Dionathan Ramos de Lima, de 34 anos e em ferimentos de faca em Edivandro Gusmão da Silva. Os dois estavam bebendo quando se desentenderam com Carlos Magno Carvalho Gomes, sogro de um e padrasto de outro.
O fato ocorreu na madrugada de sábado, em um bar localizado na Rua Imbiriba, no Centro da cidade. Testemunharas narraram que os três estavam bebendo juntos e iniciaram uma discussão, momento em que o genro e o enteado saíram do local e voltaram armados de facas para matar o familiar.
Carlos Gomes, porém, reagiu e conseguiu esfaquear os dois. Dionathan Lima morreu no local e Edivandro Silva foi socorrido e levado para o Hospital Municipal da cidade. O acusado fugiu e está sendo procurado pela equipe da Polícia Civil da Delegacia de Curionópolis.
Tiros e morte no bar
Em Marabá, também na Região Carajás, o jovem Henrique de Oliveira Lopes, de 23 anos, foi executado a tiros na madrugada de sábado, dentro de um bar, no Bairro Araguaia, por um homem desconhecido. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, mas até o momento, ninguém foi preso.
Conforme as primeiras informações, o rapaz estava no bar com amigos, quando um homem, ainda não identificado, se aproximou dele e atirou duas vezes na cabeça da vítima. O jovem morreu na hora e o atirador fugiu.
Jogado na estrada
Em Santa Maria das Barreiras, na Região Sul do Pará, o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã de sábado, na estrada de acesso ao Porto da Balsa, no Rio Araguaia, na divisa do Pará com o Tocantins.
O cadáver apresentava ferimentos na cabeça, provavelmente provocados por pedradas, já que uma pedra manchada de sangue, estava ao lado do corpo. A Polícia Militar foi acionada e repassou o caso à polícia Civil, que solicitou a remoção do corpo e já iniciou as investigações para tentar identificar a vítima, autoria e motivação do crime.