A tranquila Comunidade Patauá, localizada em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, foi abalada por um ato chocante de violência, na tarde de ontem,6. O agricultor Luiz Soares de Sousa, de 81 anos, teve a mão decepada a golpes de foice enquanto descansava em uma rede em seu quintal.
O principal suspeito do crime foi identificado como Marlon Damasceno Lopes, que foi encontrado pelas ruas do município aparentemente em surto psicótico logo após o crime.
Horas antes do ataque brutal, o idoso estava ocupado cuidando de sua horta no quintal de sua residência. E de acordo com Genival Abreu de Souza, filho da vítima, seu pai almoçou como de costume e decidiu relaxar em uma rede sob a sombra de uma árvore.
Minutos depois, os gritos desesperados de Luiz Soares de Sousa pedindo socorro ecoaram pela comunidade, alertando os vizinhos para o ataque brutal que estava sofrendo.
Segundo Genival, o responsável pelo ataque foi Marlon Damasceno Lopes, que deixou seu pai gravemente ferido. A rápida resposta da comunidade resultou na captura do suspeito, que foi amarrado em uma árvore até a chegada da Polícia Militar.
Não é a primeira vez que Marlon Damasceno Lopes é associado a práticas criminosas na localidade. Em outubro de 2016, ele foi preso por um crime semelhante, quando assassinou João Teixeira Campos, de 22 anos, a golpes de foice na Comunidade Água Branca, também em Mojuí dos Campos.
Com base nas evidências e na reincidente conduta criminosa do suspeito, ele deve responder pelo crime de tentativa de homicídio perante a Justiça.
Quadro clínico da vítima
Dada a gravidade do ferimento, Luiz Soares de Sousa foi encaminhado às pressas para o Hospital Municipal de Santarém (HMS), onde está internado e deve passar por cirurgia. Do Ver-o-Fato, com informações de O Impacto, G1 Santarém e região e Portal do Coruja.