Conforme 2020 avança em meio a uma das maiores pandemias da história do país, mais e mais setores precisam se adaptar ao “novo normal”. Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um outro evento está sendo reavaliado e discutido são as eleições municipais, que ocorreriam em outubro desse ano.
No final de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugeriu que o pleito fosse adiado para um período entre 15 de novembro e 20 de dezembro. A sugestão veio acompanhada de um outro pedido: o alongamento das campanhas eleitorais que, nesse caso, deveriam se iniciar em agosto, mesmo com o postergamento da votação. A solicitação foi aceita e ficou definido que as votações devem ocorrer de 15 a 29 de novembro. Ainda assim, as campanhas eleitorais ocorrem bem devagar.
Com isto posto, a tecnologia surge como uma das maiores aliadas para ajudar candidatos em suas campanhas eleitorais mesmo com o distanciamento social. Para Sérgio Lima, publicitário, empreendedor serial e um dos maiores marqueteiros políticos do país, com atuação na Aliança pelo Brasil, há muitas vantagens em aderir a esse método agora.
Abaixo, ele lista quatro vantagens do uso de soluções tecnológicas em campanhas políticas. Confira!
1) Comunicação com as massas mesmo à distância
Se comunicar sem precisar estar fisicamente presente é a principal vantagem de ter a tecnologia como aliada. As lives, comícios em vídeo, eventos online serão as principais ferramentas de aproximação com os votantes nesse momento. Dessa forma, é possível apresentar para uma grande massa o plano de governo, propostas, além de ouvir sugestões dos eleitores para entender as suas queixas. Essa, a meu ver, é a melhor iniciativa para substituir os eventos de campanha que ocorrem de forma presencial, tão importantes para os candidatos, mas que estão proibidos em decorrência da pandemia.
2) Maior conhecimento do eleitor
Outro ponto importante é que, como a comunicação com o eleitor é uma via de mão dupla, a tecnologia também pode ser muito eficaz para entendê-lo a fundo, suas dores, necessidades, angústias e, então, encontrar formas de adequar suas propostas e discursos ao que ele busca. Ter à disposição ferramentas que permitem a criação de enquetes, pesquisas de opinião e mapeamento de hábitos é essencial!
3) Possibilidade de personalização do discurso
Conhecer bem o seu eleitorado por meio de ferramentas tecnológicas é o caminho para uma outra estratégia em que as inovações tecnológicas são especialmente úteis: a personalização do discurso. Não se fala com jovens e com pessoas mais velhas da mesma maneira. Ele se aplica a questões como gênero e localidade do eleitor. Saber quem é o votante ajuda a entender como falar com ele.
4) Oportunidade de sair da bolha
Por último, a ajuda tecnológica às campanhas eleitorais também traz uma chance muito bacana e que pode ser um trunfo importante para candidatos: a possibilidade de sair da bolha. Quando estamos em meio a eleição, temos a tendência a falarmos apenas para a nossa base, para as pessoas que já nos conhecem. A tecnologia ajuda a trazer novas pessoas para perto e a conquistar nossos votos.
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