Mais cinco ocorrências de homicídio foram registradas nas últimas 48 horas por todo o Pará, aumentando para 36 o número de mortes violentas nos primeiros nove dias deste ano de 2023, sendo 22 assassinatos e 14 alegados confrontos com a Polícia Militar, nos quais, um sargento foi baleado e morto.
É preciso destacar que estes números não são oficiais, pois estão baseados em matérias publicadas por portais de notícias de várias regiões do Estado, portanto, o número pode ser maior, uma vez que, devido à dimensão do território paraense, algumas ocorrências de homicídios em locais mais afastados podem não ter sido divulgadas ainda.
Ao amanhecer desta segunda-feira( 9), um homem identificado como Ângelo Botelho de Castro, de 41 anos, foi encontrado morto por vizinhos, na frente da casa dele, em Decouville, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.
O homem apresentava ferimentos na cabeça, provocados provavelmente por pauladas, de acordo com peritos da Polícia Científica. O crime pode ter ocorrido durante a madrugada, segundo as primeiras informações, depois que o rapaz foi arrastado de dentro de casa para a rua pelos criminosos.
A Polícia Civil não divulgou detalhes sobre a motivação e as circunstâncias do homicídio.
Ainda na madrugada desta segunda-feira, outro homicídio ocorreu na Rua do Furo, no Jardim Cabano, em Barcarena, na Região do Baixo Tocantins, nordeste paraense, tendo como vítima o nacional Gleibson Gabriel do Rosário de Araújo.
Segundo a ocorrência registrada na Delegacia da Polícia Civil local, o homem estava caminhando com outra pessoa, por volta de 4 horas da madrugada, quando apareceu um Gol prata e um dos ocupantes atirou na direção dele, acertando ao menos cinco tiros no alvo.
A PM isolou a área até a chegada da Polícia Científica para fazer os exames periciais na cena do crime e a remoção do corpo para o IML de Abaetetuba.
Na cidade de Tucumã, na Região do Araguaia, sul do Pará, o funcionário da mineradora Vale, Marco Bozi Júnior, o “Marquinhos”, de 27 anos, foi morto a tiros, na noite de sábado (7), quando estava em sua caminhonete com a namorada, na frente da casa dela.
Conforme a ocorrência registrada na Delegacia da Polícia Civil da cidade, os criminosos eram dois homens que estavam de moto e dispararam vários tiros na direção da vítima, perfurando o para-brisa do veículo e acertando o alvo. O rapaz morreu no local. Era morava em Marabá e estaria na cidade para visitar e se divertir com a namorada.
Em Jacundá, na Região do Lago de Tucuruí, sudeste paraense, o pedreiro Eduardo Rodrigues Baia foi morto com vários tiros, dentro do prédio da Secretaria de Educação do município, na Rua Jarbas Passarinho, Bairro Santa Rita.
O crime ocorreu por volta das 11 horas de sábado, enquanto ele trabalhava na reforma do prédio. Segundo informações de testemunhas, dois homens chegaram de moto e efetuaram os disparos.
A vítima trabalhava em uma empresa terceirizada que presta serviços ao município e a Polícia Civil abriu inquérito para tentar esclarecer o homicídio.
Em Itupiranga, também na Região do Lago, o nacional Paulo Marcos da Silva, de 37 anos, foi morto a golpes de remo durante uma briga com o indivíduo Diego Lopes da Costa, na noite de domingo (8). O caso ocorreu na Vila Santo Antônio, a cerca de 30 km da sede do município, mas apesar de ter sido identificado, o acusado do crime ainda não foi preso.