O paraense costuma ter um grande apego pelos seus símbolos culturais e gastronômicos, o que já rendeu grandes embates através de comentários nas redes sociais, principalmente com vizinhos, Amapá e Amazonas. O último grande combate se deu pelo uso do termo “égua”, após uma influencer amapaense reivindicar para seu estado o costume de usá-lo cotidianamente.
Mas agora a “treta” parece ser internacional, os gringos que se cuidem: nesta terça-feira, 8, o chef paraense Thiago Castanho fez uma publicação no perfil dele no Twitter, contando aos seus seguidores que fora das Américas, os estrangeiros acham que o açaí é dos Estados Unidos.
Segundo Castanho, ele descobriu esta informação enquanto participava de uma reunião em um evento internacional. Na publicação ele diz “Acabei de sair de uma reunião de um evento internacional, e descobri que fora das américas acham que o Açaí é dos EUA. Que tal?“. O twitt está gerando grande repercussão, com paraenses beirando a revolta.
“Triste é ver mais uma vez nosso patrimônio cultural gastronômico usurpado pelos gringos. Por isso é tão importante lutarmos pelos selos de indicação geográfica para os nossos produtos“, disse uma usuária se referindo ao post do chef paraense.
Em outro post, Castanho argumenta “Por isso, a melhor forma de proteger o que é da sua terra é consumir, conhecer, se apropriar, no bom sentido. Fazer um verdadeiro movimento antropofágico da própria cultura! “.
Sobre Thiago Castanho
Thiago Castanho nasceu e cresceu em Belém, capital do Pará, em meio à selva amazônica brasileira. Filho de D. Carmem e “seu” Francisco, tomou gosto pela comida e ingredientes de sua terra quando seu pai resolveu transformar a sala de sua casa em um pequeno restaurante para sustentar a família, o Remanso do Peixe. Junto com seu irmão, Felipe Castanho, criou o Remanso do Bosque, primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar na lista dos 50 melhores da América Latina. Thiago também criou o programa “Sabores da Floresta”, em parceria com o Canal Cultura, uma Série documental gastronômica e foi apresentador do reality show, “Cozinheiros em Ação”, do canal GNT. Em 2014, o The New York Times considerou Thiago Castanho um dos chefs mais inovadores do Brasil. Em 2015, a revista Forbes o colocou na lista dos 30 brasileiros com maior destaque nacional.