Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Quem esperava o bloqueio total ((lockdown) em Belém e Região Metropolitana, devido ao agravamento dos casos e de mortes por Covid-19, ouviu do governador Helder Barbalho – que estava acompanhado dos prefeitos de Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara -, as novas medidas restritivas para conter o avanço da doença.
As medidas de impacto são as seguintes: toque de recolher entre 22 horas e 5 da manhã; o fechamento de bares e festas a partir das 18h; venda de bebida alcoólica somente até as 18h; mudanças no bandeiramento de todo Estado: todas passarão para cor vermelha, de alerta máximo. Segundo Helder, a segunda onda da Covid ” está muito mais grave que a primeira e que as medidas são necessárias neste momento”.
O governador anunciou também que manifestações, carreatas e toda aglomeração com mais de dez pessoas em locais públicos estão proibidas. Ele se deteve em explicar as novas medidas para práticas esportivas e funcionamentos de estabelecimentos.
“Voltaremos a restrição de práticas esportivas, serão permitidas até duas pessoas no máximo. Sobre os estabelecimentos, ficam autorizados a funcionar restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins, respeitando a lotação máxima de 50% de sua capacidade até o horário de 18h”.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, traçou um quadro “desesperador ” da saúde na capital com relação aos casos de coronavírus, pedindo que as pessoas se conscientizem de que devem colaborar para deter a progressão da doença.
O decreto governamental será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 3, e terá validade inicial de sete dias..
O que pode e o que não pode
– Toque de recolher das 22h às 5h
– Funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes e afins até às18h e com 50% da capacidade
– Proibição de venda de bebida alcoólica após as 18h
– Prática esportiva permitida com no máximo duas pessoas
– Bandeiramento vermelho em todo o Estado
– Proibição de manifestações e aglomerações com mais de 10 pessoas em locais públicos
Lojas de conveniência, supermercados, mercados e demais estabelecimentos não podem vender bebidas após às 18 h.
Números preocupantes
Os números da doença na região de Belém falam por si: Segundo o boletim desta terça-feira, ocorreram mais 34 mortes por Covid-19. Por outro lado, ocorreram 1.697 novos casos de coronavírus. No total, o estado já tem .8709 mortes. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) informou o registro de 251 novo casos e 13 mortes nos último sete dias, bem como 1.446 casos e 21 óbitos ocorridos em dias anteriores. Como se vê, dados preocupantes.
No caso da ocupação de leitos, o Estado apresenta 62% de leitos clínicos e 81% de UTIs ocupadas. E mais: foram realizados 560.095 testes rápidos e 153.071 testes de PCR para Covid-19.
Discussion about this post