A famosa “justiça com as próprias mãos” é algo abominável. Porém, como diz um morador do bairro da Marambaia (Belém/PA), o povo “anda de saco cheio” com tanta violência em Belém, apesar de o governador Helder Barbalho propagar aos quatro cantos do país que ela é a “quinta capital mais segura do Brasil”. Balela.
Na noite de terça-feira (29), um homem, cuja identidade não foi revelada, foi violentamente agredido por moradores após uma tentativa de assalto na rua da Marinha, no bairro Marambaia, em Belém. De acordo com testemunhas e informações da Polícia Militar, ele tentou roubar uma moto, mas a ação culminou em luta corporal e em uma reação inesperada da população local.
Conforme o relato da Polícia Militar, o incidente teve início quando o suspeito abordou um motociclista, aparentemente armado, e tentou levar o veículo. O motociclista reagiu, desencadeando uma briga que chamou a atenção de moradores próximos. Durante a luta, houve um disparo acidental, que acabou ferindo o próprio suspeito.
A população, revoltada com a tentativa de roubo, cercou o homem e iniciou uma série de agressões, que só foram interrompidas com a chegada de uma viatura policial.
Ferido pelo disparo e pela violência da agressão, o homem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Metropolitano, em Ananindeua. A arma utilizada na tentativa de assalto, uma pistola Taurus, foi apreendida e levada à delegacia para as providências legais.
A reação popular gerou repercussão nas redes sociais, onde internautas compartilharam informações e opiniões sobre o incidente. Comentários como “Ele ainda pede ‘por favor e me perdoa’, mas na hora de meter a arma na cara dos outros, eles não têm pena da vítima!” ilustraram a revolta de parte da população, expressando o sentimento de insegurança e o apoio à resposta comunitária.
Veja: