A construção de uma obra de madeira na Praia do Areião, ao lado do trapiche da Ilha de Mosqueiro, um dos principais cartões postais daquele Distrito, despertou a atenção de moradores e veranistas que circulam no local, porque está impedindo o acesso das pessoas à praia e descaracterizando a paisagem.
“Essa construção agride o meio ambiente e é preciso impedir que a obra prossiga, para que não haja degradação ambiental”, disse um morador que gravou um vídeo e enviou para o Ver-o-Fato, nesta quinta-feira (21). Segundo ele, não há nenhuma placa da Prefeitura de Belém autorizando a obra.
“É um absurdo o que estão fazendo na Praia do Areião, logo aqui no lado do trapiche da Vila. Simplesmente, o cara acabou com a praia. Ele está construindo uma casa de shows em cima da areia, como se fosse uma área dele”, protestou outro veranista.
As primeiras informações dão conta de que um empresário está construindo um palco bem espaçoso para a apresentação de um show de pagode no final de julho. O problema é que, segundo moradores, a obra é completamente irregular, porque não tem autorização da Prefeitura, nem do Corpo de Bombeiros.
Outra preocupação dos moradores da Vila é de que a construção não seja desmontada depois do show e fique fazendo parte da paisagem. “Estão usando muita madeira na construção, madeira boa e cara, um investimento alto para ser usado em apenas um show. Estamos achando que o dono não vai remover e vai deixar para outros eventos”, resumiu um morador da Vila.
A Agência Distrital de Mosqueiro foi procurada pelo Ver-o-Fato, mas ainda não se posicionou a respeito da obra irregular.
Atualização às 18h40:
Em nota enviada há pouco ao Ver-o-Fato, a manifestação oficial foi a seguinte: “A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS), informa que a obra em questão será vistoriada, na manhã desta sexta-feira, 22, pelo Departamento de Fiscalização em Vias Públicas da ADMOS. Caso sejam comprovadas as irregularidades serão tomadas as providências cabíveis”.
A nota não diz se o empresário tem ou não autorização para construir o palanque na área da praia.
Veja as imagens: